Projeto destinado aos profissionais da educação responsáveis pela gestão escolar finaliza sua oitava edição

Nesta segunda e terça-feira (10 e 11/12), cerca de 2.300 cursistas participam do 10º Encontro Presencial do Projeto de Capacitação a Distância para Gestores Escolares (Progestão)’. As agendas ocorrem em escolas dos 47 municípios sedes das Superintendências Regionais de Ensino. O encontro é o último do ano e encerra a 8ª edição do Progestão no Estado.

Nesta segunda, os cursistas fazem o fechamento dos últimos cinco módulos estudados no Projeto, além de realizarem um simulado com o objetivo de revisar os conteúdos estudados.

Cerca de 100 tutores do Projeto participaram de capacitação realizada em outubro. Foto: Hudson Menezes ACS SEE  

Amanhã, os cursistas fazem uma prova objetiva, composta de 25 questões que avaliarão temas relacionados à gestão escolar. As provas serão aplicadas no período de 8 às 12 horas.

Participam do Progestão os diretores e vice-diretores que exercem, por natureza, a gestão do espaço escolar. Há também um grupo de especialistas em Educação Básica e professores que são gestores em potencial e, por isso, participam do Progestão.

“É um projeto que discute a gestão da escola em suas diferentes dimensões, como a de pessoas, de recursos, pedagógica e democrática. É uma capacitação em exercício, pois é a distância e participantes tem a possibilidade de aplicar a teoria estudada na prática, uma vez que ele já exerce a gestão na escola”, explica a diretora de Gestão e Desenvolvimento de Servidores Administrativos e de Certificação Ocupacional da Secretaria de Estado de Educação, Éder Quintão.

Gabarito

O gabarito da prova objetiva estará disponível a partir da próxima quinta-feira (13), no endereço: WWW.educacao.mg.gov.br/webprog.

Progestão

O Projeto de Capacitação a Distância para Gestores Escolares (Progestão) é uma das ferramentas da Secretaria de Estado de Educação (SEE) que tem auxiliado na interlocução entre as redes municipais e estadual de ensino.

O Progestão foi implantado no Estado em 2004 e a partir de 2008 começou a atender aos municípios do Programa Travessia. Desde que o projeto teve início, a SEE já capacitou 16.112 servidores de escolas públicas de Minas Gerais.

Enviar para impressão