Resultados de exame feito em outubro com professores de matemática de Mnas Gerais, único estado a participar do estudo da Universidade do Estado de Michigan, será apresentado durante o encontro

A superintendente de Informações Educacionais da Secretaria de Estado de Educação (SEE), Vania Cristina Liberato viajou na última sexta-feira, 23, para Irlanda, para apresentar os resultados do estudo realizado em Minas Gerais com professores de matemática, como parte de um exame realizado pela Universidade do Estado de Michigan no EUA. O trabalho que contou com a parceria da SEE, tem como objetivo avaliar os conhecimentos de professores de matemática no âmbito pedagógico e o domínio de conteúdo.

Professores participaram em outubro de avaliação sobre os conhecimentos em Matemática e temas da área pedagógica. Foto: Guilherme Rosa

Intitulado First Math, o exame avaliou em Minas Gerais cerca de 50 profissionais com no máximo cinco anos de experiência e se propõe a fazer um levantamento da experiência didática dos professores de Matemática em dezenas de países. Segundo Vânia “o First Math quer entender o que o professor da educação básica, do ensino fundamental e médio, está trazendo da faculdade para a docência. O estudo leva em conta também as influências externas que recebem do mercado de trabalho e que interferem no processo de formação dos profissionais recém egressos. Talvez, no futuro, este estudo sirva para redirecionar o ensino da matemática no nível superior, de forma que possa preparar de forma adequada os profissionais do futuro que irão lidar com uma geração interativa”, explicou.

Representantes de países como México, EUA, Arábia Saudita, Chile, Alemanha e da própria Irlanda, país anfitriã do encontro, estarão presentes neste encontro, que se iniciou no último domingo, 25, na Universidade de Cork, na Irlanda. Durante os cinco dias os coordenadores entregarão os resultados, desta que é a terceira edição do estudo, e farão observações e preposições para o aprimoramento do exame. Acontecerá também neste período a conferência Trends in Mathematics Education Reform Conference, da qual a representante da secretaria de Educação irá participar.

Vânia explicou ainda que durante nos próximos dias, até dia 30 de novembro, os coordenadores “irão discutir a aplicação do projeto piloto, as dificuldade que tivemos, aperfeiçoamentos que podem ser feitos para que a pesquisa avance, e a criação de novos questionários qualitativos. Aproveitarei para participar da conferência Trends in Mathematics Education Reform Conference, porque serão debatidos assuntos que abarcam todo o ensino da matemática. E isso interessa”.

First Math

A prova aplicada na primeira semana de outubro foi composta de questões abertas e fechadas, e os professores avaliados atuam em escolas estaduais de todas as regiões de Minas. “Este pré-teste integra uma pesquisa internacional e, no Brasil, tem Minas Gerais como o único estado representante”, explica o coordenador da Pesquisa em Minas, Guilherme Rosa.

Para esta fase piloto do estudo, os professores foram selecionados de forma aleatória. A pesquisa observou aspectos como, a influência de preparação anterior do educador, o contexto escolar e as oportunidades de desenvolvimento profissional.

 

 

Enviar para impressão