O evento que começa nesta sexta-feira, 23, contará com representantes de sete instituições de ensino superior para falar de vestibulares, cursos de graduação, bolsas de estudo e novas tendências acadêmicas

Está em andamento desde às 9h desta sexta-feira, 23, o Circuito das Profissões da Escola Estadual Coronel Manoel Soares do Couto, que está em sua 2ª edição e foi criado com o intuito de orientar os alunos do Ensino Médio sobre assuntos relacionados a profissões, empregabilidade e mercado de trabalho.

Aberto também para o grande público, o circuito oferece estandes das faculdades Anhanguera, Dom Helder Câmara, Estácio de Sá, FacisaBH, Izabela Hendrix, Pitágoras, Una e UniBH para o repasse informações relativas a vestibulares, cursos de graduação, bolsas de estudo e novas tendências acadêmicas para os alunos da casa e para os estudantes visitantes que quiserem conferir as dicas.

Segundo a idealizadora do projeto, Maria da Glória Abido Capistrano, que também é especialista escolar e já fez parte da entidade Instituições Ensino Superior (IES), existem assuntos desconhecidos pelos alunos, que são de extrema importância, e que podem fazer diferença na busca de oportunidades. “Um assunto relevante que merece destaque diz respeito a questões financeiras e financiamentos de estudos. É comum o aluno deixar de realizar um curso superior por causa de suas condições socioeconômicas. Não sabem, por exemplo, sobre programas federais, como o FIES (Financiamento Estudantil) ou sobre subsídios de empresas que oferecem este investimento, que podem ajudar a bancar os estudos”, explicou.

O Programa Universidade para todos (ProUni), que através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), pode oferecer bolsas de estudos de 50% a 100%, também foram lembrados como alternativas para os estudantes do ensino médio que vislumbram a vida universitária.

A coordenadora do projeto Lídia de Cássia contou que outras atividades, no âmbito do Circuito das Profissões, foram desenvolvidas pelos alunos da Coronel Manoel Soares do Couto, e algumas delas serão expostas para o público. Pesquisar e entrevista pais e responsáveis sobre cargos e ocupações foi a tarefa delegada aos alunos do 1º ao 6º ano, que montaram um painel. Os alunos do 9º do ensino fundamental e dos 1º e 2º anos do Ensino Médio participaram, por sua vez, de um teste vocacional.

Para os alunos dos 3º anos do Ensino Médio, a escola que possui parceria com a Clínica Escola – setor de Psicologia da PUC Minas - promoveu cinco encontros sobre as profissões existentes, e também aplicaram um questionário para incitar nos estudantes as implicações das escolhas. Maria da Glória lembrou ainda que “a ideia é trazer as 67 escolas que pertencem a Superintendência Regional de Ensino de Ensino Metropolitana C, e que abrange as redes: estadual, municipal, federal e particular de ensino. A comunidade escolar precisa dialogar com as instituições de educação superior”.

O projeto oferece também capacitação sobre ensino profissionalizante para os alunos. Atualmente seis turmas, participam das orientações. Outros de 600 alunos e pessoas da comunidade já passaram pela formação, e “parte desses alunos já foram encaminhados para as empresas, bancos e faculdades”, completou.

O encontro termina neste sábado, 24, e vai de 9h às 14h. Quem quiser conferir os estandes ainda hoje, tem até às 21h.

Enviar para impressão