Encontro reuniu representantes das escolas que já desenvolvem o projeto e de instituições que implantarão a iniciativa em 2013
O ‘2º Seminário do Projeto Professor da Família’ chegou ao fim nesta quinta-feira (22-11). Durante essa semana, mais de 440 educadores que atuarão no projeto ‘Professor da Família’, iniciativa coordenada pela Secretaria de Estado de Educação (SEE) estiveram reunidos em Jaboticatubas, região metropolitana de Belo Horizonte, para discutir e receber orientações sobre o projeto que será ampliado em 2013.
O projeto ‘Professor da Família’ apoia o envolvimento dos familiares nas questões educacionais dos filhos que cursam o ensino médio. O trabalho, realizado a partir de visitas domiciliares e produção de relatórios, tem como meta a redução dos índices de evasão escolar, do baixo rendimento escolar e elevação da escolaridade. A partir de 2013, o projeto estará presente em 86 escolas, de 43 municípios, o que irá beneficiar cerca 22 mil estudantes.

Durante o encerramento do Seminário, a secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, ressaltou a importância do projeto e de sua ampliação. “Todas as pesquisas indicam que quando o aluno é acompanhado pela família, o desempenho escolar é melhor. O projeto é hoje um instrumento de inclusão da Secretaria de Estado de Educação e uma política pública com foco, que visa a diminuição da evasão escolar, em municípios onde percebemos que a evasão está acima da médio do Estado”.
Para o gerente responsável pelo projeto e diretor de Ensino de Médio, Jorge Figueiredo, o Seminário alcançou seu objetivo, que foi treinar os professores que irão atuar no projeto e avaliar a atuação dos educadores que participaram este ano da iniciativa. “Depois que mostramos a metodologia, discutimos e os professores, que já participam do projeto, apresentaram o que fizeram e eles entenderam nosso objetivo. A troca de experiência fez com que eles vissem realmente o que é o projeto. A iniciativa vai ser bem desenvolvida por essas escolas”.
Para a especialista educacional da Escola Estadual José Utsch, no município de Alvorada de Minas, Sidenia Fátima Santos, o Seminário foi muito enriquecedor. “É com muita alegria que vão receber o projeto em 2013. Ele veio para motivar a comunidade escolar de modo geral. O Seminário clareou muito a nossa mente e a troca de experiência nos trouxe muitas ideias”.

Mais capacitações
Durante essa semana, a Secretária de Estado de Educação (SEE) capacitou mais de 600 inspetores que atuam na rede estadual de ensino e aproximadamente 600 educadores que irão atuar na expansão do projeto Reinventando o Ensino Médio, da SEE.
Leia Mais:
-Mais de 20 mil alunos: Seminário marca a ampliação do Projeto Professor da Família
-Inspetores escolares da rede estadual de Minas Gerais se reúnem para traçar melhorias de ação
-