Na programação estão previstos apresentações musicais, concursos, oficinas sobre design, workshops e exibição de vídeos. Previsão é que mais de quatro mil pessoas passem pelo local

O Conservatório Estadual de Música de Pouso Alegre abriu nesta última segunda-feira, 05-11, a 15ª edição da Semana de Arte e Música da escola que atua na região há 58 anos.

Sala expositiva sobre construção sustentável foi montada para público no Conservatório Estadual de Música de Pouso Alegre, que também oferece curso técnico de Design de Interiores e Artes Plásticas. Foto: CEM Pouso Alegre

Segundo o professor de teclado do Conservatório, Roberto Souza, que também atua como produtor de eventos do Conservatório, junto ao professor Helton Emilio, o grande mote da Semana de Arte e Música “é a expansão cultural além dos horizontes, ultrapassar as portas do Conservatório e veicular nossa produção cultural. Todos aqueles que tiverem interesse na parte musical e nas artes, mas não conhecem , devem vir conferir as atividades. Não conhece Jazz? Venha conferir a Jazz Band de São Paulo que irá se apresentar nesta edição. Nunca participou de um workshow? Venha conhecer”.

Souza lembrou ainda que “apesar de estarmos dentro de uma instituição, estamos sempre abertos para o público, com atrações diferentes, que acontecem todas as terças e quintas-feiras. Nosso auditório está também aberto para os artistas da região que já possuem um repertório e precisam de espaços para apresentações”, contou.

Na abertura de ontem, 05-11, o Conservatório que atende alunos e artistas de vários municípios da região, como Itajubá, Jacutinga, Brasópolis, Santa Rita e Ouro Fino, o recital de canto Jusseli Buosi apresentado no Teatro Municipal da cidade, a exibição do primeiro vídeo sobre a história e a progressão do Rock, um concurso de piano, além de uma palestra com um designer sobre experiências profissionais marcaram o primeiro dia de atividades.

A escola pretende receber mais de quatro mil pessoas, até a próxima sexta-feira, 09. Na parte da manhã o Conservatório Estadual de Música Juscelino Kubitscheck de Oliveira preparou uma programação especial no turno da manhã para o público infantil e para a classe escolar, com oficinas de violão, flauta, guitarra, bateria, piano, cordas, além da apresentação teatral Prosa de Comadre. Todas as atividades começam a partir das 8h.

Oficinas de Design

A escola que oferece também curso técnico de Design de Interiores, e disciplinas isoladas como dança, e artes plásticas irá oferecer também workshops sobre ‘Iluminação de ambientes’, nesta terça-feira, a partir das 19h, ‘Construção sustentável’, com a designer Paula Trevisan, na quarta-feira, ‘Paisagismo, cortinas e papel de parede’, na quinta-feira, e sobre tendências para a indústria moveleira em 2013.

A professora de Design, Fernanda Tersi, que há 10 leciona no Conservatório de Música de Pouso Alegre lembrou que a escola “está aberta para a população ver o que produzimos aqui. Normalmente estamos na sala de aula. A Semana da Arte e da Música é o momento do encontro, dos nossos alunos mostrar sua produção. Tanto no âmbito da música como do design”.

Fernanda contou que este é o segundo ano que o Conservatório monta ambientes expositvos. “Este ano privilegiamos a questão da sustentabilidade e remodelamos o pátio da escola, com paletes, pneus, multibrinquedos feitos a partir, por exemplo, de potes de Danone. Criamos uma sala interna adaptada. Lá está exposto pufe feito a partir do reaproveitamento de pneu, prateleira de caxote, sofás de paletes, tapetes de restos de tecido. O tema construção sustentável é uma demanda profissional e também dos nossos alunos, por isso, escolhemos o tema. Haverá também a venda de artesanato no local”, adiantou.

Novidades

Para este aniversário dos 15 anos da Semana da Arte e da Música estão previstos a apresentação de um quarteto feminino – canto, piano, percussão e violoncelo -, um workshow (combo de workshop e show) como Jazz band de São Paulo, Grupo de metais, com instrumentos bocais de sopro. “Tentamos seguir os mesmos moldes todos os anos que, mas trazemos atrações diferenciadas”.

Orquestra de violões viola caipira, e apresentação do grupo Le Brizarre, de Música Antiga e Contemporânea do Conservatório de Pouso Alegre que tem como objetivo o trabalho com flauta doce e o repertório medieval, renascentista, barroco e contemporâneo com ênfase para a música negra, está também na programação. Confira aqui.

 

Enviar para impressão