Durante o encontro, a secretária esclareceu dúvidas sobre gestão, carreira e projetos pedagógicos
Na segunda-feira (29-10), os cerca de 70 funcionários da Superintendência Regional de Ensino de Ponte Nova e os 79 diretores das escolas estaduais da regional tiveram um encontro com a secretaria de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola. Durante o encontro, os profissionais da educação esclareceram dúvidas sobre gestão e carreira.
Ponte Nova é a 29º superintendência a receber a visita de trabalho da secretária de estado de Educação. Fazem parte da regional 79 escolas estaduais que atendem a cerca de 36.700 alunos em 29 municípios.

A secretária falou da importância de conhecer de perto a equipe da educação e ressaltou que a região tem condições para melhorar os resultados nas avaliações externas. “Ao ouvir as demandas de vocês, poderemos avançar mais no atendimento aos alunos e na qualidade do ensino. A superintendência está localizada numa região que tem condição alcançar resultados melhores, precisamos descobrir quais as necessidades das escolas para agir”, declarou a secretária.
Entre os temas apresentados pela Ana Lúcia Gazzola estavam as conquistas das escolas para o ensino médio, como a garantia de tablets e lousas digitais com recurso do Governo Federal, além da implantação do programa Reinventando o Ensino Médio. A diretora Silvia Regina Belloto, da Escola Estadual Raimundo Alves Torres, de Viçosa, é uma das gestoras que receberá o projeto em 2013 e, por isso, passará por uma capacitação sobre o Reinventando o Ensino Médio. A escola, que possui 400 alunos, está entre as duas da superintendência de Ponte Nova que irá receber o projeto em 2013. No ano que vem, a escola Raimundo Alvez Torres passará a oferecer aos estudantes do 1º ano do Ensino Médio três áreas de empregabilidade por conta do projeto: Comunicação Aplicada, Turismo e Estudos Avançados em Ciências.
De acordo com a diretora, a expectativa é atrair um número maior de alunos a cada ano, já que a iniciativa traz um ensino com novas perspectivas. “Com o projeto, os alunos sairão da escola com uma visão mais ampla para o mercado de trabalho”, destacou Silvia. A outra escola a receber o Reinventando o Ensino Médio no próximo ano é a Professor Antônio Gonçalves Lanna.
Na reunião de trabalho com a secretária, os diretores manifestaram igualmente o interesse pela implantação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do Ministério da Educação (MEC), nas suas escolas. Ana Lúcia Gazzola destacou, por sua vez, a promoção de encontros sistemáticos de capacitação sa superintendência de Ponte Nova e também com a rede municipal de educação. Exemplo disso é o encontro realizado nas primeiras terças-feiras do mês para compartilhar a política pública de educação.
A diretora da superintendência Ana Maria Gomes falou sobre os resultados desse encontro: “melhoramos a qualidade de funcionamento e da oferta da educação. E melhora também o relacionamento de cooperação entre o Estado e Município, fortalecendo a educação na região”, ressaltou.
Destaque regional
A diretora Maria das Graças Gomes Ladeira, da Escola Estadual Capitão Arnaldo Dias de Andrade, do município de Cajuri, esteve presente na reunião com uma novidade. A escola teve um aluno da escola classificado no edital “Agente Jovem de Cultura: Diálogos e Ações Culturais”, do Ministério da Cultura (MinC). O resultado foi divulgado em 24 de outubro no Diário Oficial da União, e o projeto está entre os 500 selecionados.

Os interessados tiveram cinco dias para entrar com recurso e o resultado final será divulgado após a análise dos mesmos, na primeira quinzena de novembro. O projeto foi idealizado pelo aluno Uelton da Silva Pereia, de 17 anos, que cursa o 3º ano do ensino médio na escola. A proposta foi implantada na escola em 2010 como iniciativa do aluno que, na época, era presidente do Grêmio Estudantil e outros nove colegas. O projeto implementou na escola uma rádio educativa e um “cinema da escola”.
Os jovens apresentam a rádio educativa, durante a chegada dos alunos e no período de intervalo. A rádio, mantida pelos alunos, apresenta notícias, músicas e um pouco de comédia durante a programação. De acordo com a diretora da escola, a iniciativa promove o envolvimento dos alunos e trouxe resultados como diminuição de problemas de indisciplina dos alunos, durante os intervalos.
Cinema na escola
Outra iniciativa do projeto é a exibição de filmes para a comunidade escolar. O mesmo grupo de alunos prepara uma programação semanal da qual podem participar tanto os alunos da escola, como os pais, e toda a comunidade do entorno. As exibições acontecem todas as quintas-feiras, às 18h, na escola. “Nossa cidade é pequena, e a iniciativa traz uma possibilidade de lazer para a população. Esse projeto tem melhorado demais a aproximação da escola com a comunidade e a participação dos pais”, disse a diretora da escola. O projeto já foi apresentado no XXIV Seminário de Educação realizado pela Superintendência Regional de Ensino de Ponte Nova.
O seminário, que teve o tema “Escola: Espaço de acolhimento, aprendizagem e conquistas”, foi realizado em cinco encontros, entre os meses de setembro e outubro no município de Ponte Nova. Participaram do evento diretores de escolas municipais e estaduais, além de inspetores escolares, analistas educacionais e os 29 secretários municipais da região. Os cerca de 370 presentes, no dia 17 de outubro, assistiram à apresentação do projeto pelos alunos da escola Capitão Arnaldo Dias de Andrade.
A diretora da escola, Maria das Graças, fala com orgulho da conquista dos seus alunos. “O projeto foi apresentado pelos alunos para diretores de todas as escolas públicas da região. Nossos alunos foram elogiados e aplaudidos por todos e já estamos recebendo visitas de outras escolas que querem conhecer nossa iniciativa”.