Inscrições poderão ser feitas até o dia 10 de novembro

Os professores das escolas públicas que desenvolvem práticas pedagógicas bem sucedidas no enfrentamento de situações-problemas ganharam mais tempo para se inscreverem no ‘6º Prêmio Professores do Brasil’. O período de inscrição, que se encerraria no último sábado (27-10), foi prorrogado para o dia 10 de novembro.  A premiação do prêmio inclui importâncias em dinheiro no valor de R$ 7 mil, além da entrega de troféus, placas comemorativas e certificados expedidos pelas instituições promotoras do prêmio.

Instituído em 2005 por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), do Ministério da Educação, o prêmio ‘Professores do Brasil’ tem como objetivo reconhecer os professores que contribuíram de forma relevante para a qualidade da educação básica do Brasil, resgatar e valorizar o papel dos professores como agentes fundamentais no processo formativo das novas gerações, dar visibilidade às experiências pedagógicas que sejam passíveis de adoção por outros professores, e estimular igualmente a participação dos professores como sujeitos ativos na implementação do Plano de Desenvolvimento da Educação.

Categorias

O prêmio está dividido em duas categorias: temas livres e temas específicos. Nesta edição, as subcategorias dos temas livres são ‘’Educação Infantil”, “séries/anos Iniciais do Ensino Fundamental”, “séries/anos Finais do Ensino Fundamental” e “Ensino Médio”.
Na categoria temas específicos os temas são “Educação Integral e Integrada”, “Ciências para os anos iniciais”, “Alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental” e “Educação Digital articulada ao desenvolvimento do currículo”.

Inscrições

É importante lembrar que os candidatos poderão inscrever somente aquelas experiências com resultados comprovados durante o ano letivo de 2011 ou 2012 até a data da inscrição.

Os interessados só poderão também concorrer com uma experiência, somente em uma das categorias e em uma das subcategorias. Os professores devem inscrever seus projetos pela internet, no site do “Professores do Brasil”, onde os docentes encontram o formulário eletrônico, e todos os documentos anexos do projeto inscrito devem também ser enviados em um único envelope pelo correio, sob pena de desclassificação.

A recomendação é a seguinte: após enviar os dados o candidato deverá imprimir o conteúdo enviado, assinar em todas as páginas e encaminhar para o seguinte endereço:

PRÊMIO PROFESSORES DO BRASIL - 6a. EDIÇÃO

CAGV - Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça
Rua Ildefonso Simões Lopes, 2791 - Bairro Sanga Funga
Cep: 96060-290- Pelotas - RS - Brasil

A comissão recomenda ainda que o professor candidato redija seu texto no Bloco de Notas e utilize o recurso copiar e colar na hora de enviar os dados, evitando assim a perda de dados caso tenha algum problema com a conexão ou com o computador.

Comissão Julgadora Nacional

A comissão será constituída mediante Portaria do Ministro de Estado da Educação e seus componentes deverão ser indicados pelas instituições que integram a Coordenação Nacional do Prêmio entre especialistas em educação e/ou personalidades públicas reconhecidas por sua atuação e relevante contribuição no campo da educação básica.

Enviar para impressão