Estudantes estão entre os 37 jovens brasileiros selecionados para participar do programa ‘Jovens Embaixadores 2013’

Cerca de 480 km separam as estudantes mineiras Waleska Nayara Silva Ribeiro, de São João da Serra Negra, distrito de Patrocínio, e Stefani Moreira Aquino Toledo, de Montes Claros. Elas ainda não se conhecem, mas possuem algumas semelhanças. Ambas são alunas do 3º do ensino médio, estudam em escolas da rede estadual de ensino e estão entre os 37 jovens brasileiros selecionados para participar do programa ‘Jovens Embaixadores 2013’. Criado há 11 anos, o programa leva alunos com perfil de liderança e voluntariado de escolas públicas para um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos.

Para serem selecionadas para o programa, Waleska e Stefani comprovaram que possuem excelente desempenho escolar, que participam de atividades de responsabilidade social e voluntariado, há pelo menos um ano, e que têm boa fluência oral e escrita na língua inglesa.

Waleska Nayara Silva Ribeiro, estudante da Escola Estadual Odilon Behrens, faz trabalho voluntário de evangelização de crianças em sua igreja. Foto: Arquivo da Escola

“Antes de ser selecionada passei por várias etapas, como prova escrita e oral, em inglês, e entrevista. Estou muito feliz. Nessa viagem vou ter a oportunidade de conhecer a cultura de um país diferente, aperfeiçoar meu inglês e conhecer pessoas novas”, ressalta Waleska Nayara Silva Ribeiro, estudante da Escola Estadual Odilon Behrens, que faz trabalho voluntário de evangelização de crianças em sua igreja.

A aluna da Escola Estadual Professor Plínio Ribeiro também faz trabalho voluntário na igreja, mas uma vez por semana participa de uma atividade diferente. Ela é voluntária em uma escola de pessoas com deficiência. Esse foi o terceiro ano que Stefani Moreira Aquino Toledo se inscreveu para o ‘Jovens Embaixadores’ e conta que a expectativa para a viagem, que deve acontecer em janeiro, é grande. “Desde que comecei a estudar no 1º ano do ensino médio que me inscrevo para o programa. Em 2011, cheguei à semifinal, mas não fui selecionada. Estou muito ansiosa para desfrutar de tudo que o ‘Jovens Embaixadores oferece, como participar dos projetos voluntários e dos cursos”.

Stefani Moreira Aquino Toledo, aluna da Escola Estadual Professor Plínio Ribeiro, é voluntária em uma escola de pessoas com deficiência. Foto Arquivo da Escola

Na primeira semana de viagem, os estudantes escolhidos vão visitar escolas e projetos sociais em Washington, DC. Depois, serão divididos em subgrupos para diferentes cidades americanas, onde ficarão hospedados em casas de famílias locais, vão frequentar aulas em colégios de ensino médio e participarão de atividades de voluntariado.

Programa Jovens Embaixadores

O programa foi criado no Brasil em 2002 e agora é replicado em 25 países. Desde o lançamento, 294 brasileiros da rede pública já participaram do programa. Os parceiros da Embaixada dos EUA nesta iniciativa são: FedEx, MSD, Dow Brasil, Microsoft, Bradesco, Carlson Wagonlit Travel, IBM, Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) e Centros Binacionais.

Este ano, 16,5 mil candidatos, de todos os estados brasileiros, se inscreveram no Programa Jovens Embaixadores. Além dos 37 selecionados para viajar aos EUA, outros 135 finalistas serão convidados a participar de um programa de imersão, na própria embaixada, em julho de 2013. Durante a estadia em Brasília, os estudantes terão a oportunidade de conhecer a embaixada e aperfeiçoar os conhecimentos em inglês.

Enviar para impressão