Concurso possui várias categorias como redação, grafitismo e desenho
As inscrições para o ‘XIV Concurso Viva Feliz sem Drogas’, com o tema ‘Mais perto dos livros, mais longe das drogas’, foram prorrogadas até o dia 16/11. O objetivo da iniciativa é fomentar a discussão do tema dentro da sala de aula. A partir de categorias como redação, grafitismo, desenho e desenho com frase, os estudantes poderão participar do concurso inscrevendo o trabalho em alguma dessas áreas. A ficha de inscrição e o regulamento do concurso podem ser retirados no sítio http://www.omid.mg.gov.br/ . Escola e professores também serão premiados.
O concurso é destinado a estudantes dos ensinos fundamental, médio e Educação de Jovens e Adultos da rede estadual e particular de Minas Gerais. Também podem participar jovens que integram os Núcleos Regionais dos Centros de Prevenção à Criminalidade e o Programa de Resistência as Drogas.
Categorias
Desenho: Para alunos do 1º ao 3º ano do ensino fundamental, o desenho deverá ser feito em papel A4, utilizando lápis colorido, canetinha hidrocor ou giz de cera. Frase Deverá ser escrita a mão. É dirigida aos alunos do 4º ao 7º ano do Ensino Fundamental e alunos da EJA e a frase não deverá ultrapassar três linhas. Atenção a ortografia e a criatividade.
Desenho com frase: Frase (de uma linha) e desenho deverão vir juntos na metade de uma cartolina branca, tamanho 30 x 40 cm. Somente alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e jovens participantes das atividades dos Centros de Prevenção à Criminalidade do Programa Fica Vivo podem participar.
Grafitismo: Técnica e material ficam a critério dos alunos dos Centros de Prevenção à Criminalidade do Programa Fica Vivo, para quem é dirigida esta categoria. Trabalho deverá ser criado em uma cartolina branca, de tamanho 30x40 cm.
Redação: Deverá ser redigida com caneta esferográfica preta ou azul, redação não deve ter mais de 30 linhas. Desenhos, colagens e ilustrações na redação desclassificarão o trabalho. É dirigido aos alunos da EJA - Ensino Médio e aos adolescentes acima de 15 anos dos Centros de Prevenção a Criminalidade.
Avaliação dos trabalhos
A comissão julgadora formada por profissionais ligados a várias áreas, como educação, defesa social, saúde, comunicação, conselho da juventude, da criança e do adolescente e demais atores sociais que trabalham na área de prevenção, tratamento e reinserção, avaliarão a coerência dos trabalhos ao tema proposto, criatividade, originalidade, correção lingüística, ortográfica e outras especificações que podem ser encontradas no edital, além do quesito “desenvolvimento do tema em uma perspectiva de transformação”.
Premiações
O aluno que conseguir a primeira colocação será premiado com um notebook e uma impressora multifuncional. A escola receberá uma TV LCD 42 polegadas e um kit de material esportivo, com bolas profissionais de futsal, vôlei, basquete, handebol, 10 colchonetes de ginástica e petecas. O professore receberá uma filmadora.
Para o segundo lugar está previsto a entrega de um vídeo game para o aluno segundo colocado, uma câmera digital para o professor e um kit data show para a escola. O estudante que ficar na terceira colocação leva uma TV LCD 22 polegadas, a escola uma câmera digital e o professor um som microsystem.
O concurso tem a organização da Secretária de Estado de Defesa Social, em parceria com a Secretária de Estado de Educação.