Programa de Intervenção Pedagógica e projeto Reinventando o Ensino Médio serão temas de encontro que reúne os secretários de Estado de Educação de todo o país
Experiências mineiras na área da educação básica serão apresentadas entre os dias 17 e 19/10, na ‘III Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Educação’, em Florianópolis. A secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, as superintendentes de Desenvolvimento da Educação Infantil e Fundamental, Maria das Graças Pedrosa Bittencourt, e de Desenvolvimento do Ensino Médio, Audrey Regina Carvalho Oliveira, e a coordenadora do projeto Reinventando o Ensino Médio, Cynara Quintão, destacarão ações do Programa de Intervenção Pedagógica (PIP) e o projeto ‘Reinventando o Ensino Médio’.
“Vamos discutir esse projeto (Reinventando o Ensino Médio), participando de uma comissão que está consolidando um documento sobre o ensino médio para entregar para o ministro Mercadante. Também fomos convidados pelo Ministério da Educação para apresentar o nosso PIP associado ao Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública, que são os nossos pilares nesse grande avanço da educação básica de Minas Gerais”, adianta a secretária sobre os assuntos que serão apresentados aos demais secretários de Estado de Educação.

No encontro outros temas como a apresentação do Prêmio de Gestão Escolar, avaliação e a apresentação de uma pesquisa desenvolvida pela Fundação Civita serão debatidos entre os participantes.
O Programa de Intervenção Pedagógica auxilia as escolas na elaboração dos planejamentos pedagógicos, com a proposta de atividades e projetos a serem desenvolvidos com os estudantes do ensino fundamental. O trabalho é feito por analistas e especialistas educacionais que atuam na sede da Secretaria e nas 47 Superintendências Regionais de Ensino, em parceria com os professores. A equipe do PIP realiza visitas periódicas às escolas e atuam na capacitação de professores.
O Reinventando o Ensino Médio propõe um currículo diferenciado voltada para áreas de empregabilidade. Comunicação Aplicada, Turismo e Tecnologia da Informação são algumas das disciplinas já oferecidas para 11 escolas de Belo Horizonte e Contagem que fizeram parte do projeto piloto do Reinventando o Ensino Médio, que em 2013 irá contemplar mais 122 escolas de Minas Gerais. Os conteúdos das áreas de empregabilidade, não têm caráter profissionalizante, mas reforçam a base cognitiva dos estudantes, beneficiando, inclusive, a perspectiva para atuação no mercado de trabalho.