Estudante é o único mineiro a ser selecionado para a Seleção Brasileira de Voleibol Escolar

No dia 10 de dezembro, o aluno Erickson Rodrigues, de 14 anos, desembarcará em Saquarema, no Rio de Janeiro, para participar do primeiro treino oficial da equipe de base da seleção brasileira de voleibol. O aluno da Escola Estadual Duarte Pimentel de Ulhôa, de Uberlândia, foi selecionado, ao lado de outros 17 alunos, por olheiros durante as Olimpíadas Escolares 2012 – Etapa Nacional de 12 a 14 anos. As condições físicas e técnicas, como biótipo; agilidade e força; habilidade com os fundamentos básicos do voleibol, como toque, manchete, bloqueio, saque, recepção, defesa e potencial de ataque são alguns dos critérios usados para a seleção.

Erickson, camisa númeo 9, e sua equipe de voleibol, treinada pelo Uberlândia Tênis Clube. Foto: Arquivo pessoal

“Recebi a notícia pelo Facebook. Meus amigos souberam antes de mim sobre a convocatória. Estou muito feliz. Já participava do campeonato brasileiro, o que me ajudou a ganhar volume e técnica de jogo, em vez de força somente. Como sou o mais velho, assumi a frente do time. Jogo também em duas posições e, por isso, conheço todos os fundamentos do vôlei. Talvez isso tenha determinado na minha escolha pelo Comitê”, contou o aluno.

Erickson lembrou ainda que as parcerias entre clubes esportivos e escolas ajudam na descoberta de novos talentos, e facilitam a vida dos alunos atletas que precisam conciliar estudos e treinos. “Nossos treinadores deixam claro que primeiro vem a escola, depois o esporte. Nossos treinadores tem um lema que é o seguinte: se os alunos estiverem mal na aula, a ‘punição’ é estudar no meio dos treinos. Estou muito feliz e quero melhorar cada vez mais”, explicou o estudante que deseja seguir a carreira de assistente social ou jornalista fora das quadras.

Erickson que é atacante e levantador da sua equipe, foi convocado junto a outros 17 alunos do Brasil pelo Comitê Olímpico Brasileiro.

Parceria entre escola e clube esportivo

A história de Erickson no voleibol começou há dois anos, quando o estudante foi inscrito pela mãe na Peneira de Voleibol Masculino regional, do Uberlândia Tênis Clube (UTC), que desde 2008 firmou uma parceria com a Escola Estadual Duarte Pimentel de Ulhôa.

Segundo a diretora da escola, Alda de Paiva Almeida, o clube fica responsável por realizar anualmente as seletivas de estudantes de várias partes do estado. Os escolhidos ganham uma bolsa no clube e representam a escola  em competições. “Os alunos selecionados pelo UTC representam a nossa escola nos campeonatos esportivos regionais e nacionais”, explicou a diretora.

Alda explicou ainda que “os alunos atletas se sentem motivados por fazerem parte de uma equipe que se destaca e, claro, se tornam referência, uma espécie de espelho para os outros. Como os nossos estudantes viajam muito por causa dos campeonatos, fazemos uma adequação escolar em relação ao cronograma de avaliações e atividades, que são antecipadas ou prorrogadas na época das competições, para que não fiquem prejudicados. Todos os nossos educadores já trabalham com esta variável para atender nossos atletas. E é muito positiva esta pareceria. Os alunos têm a chance de se profissionalizar, ficam empolgados com as viagens, com as participações nos campeonatos, ligam para escola para avisar sobre os resultados. A disciplina e o incentivo que os meninos ganham nas quadras, refletem, também, na sala de aula”, observou a diretora.

Agenda dos atletas da equipe infantil

O primeiro compromisso desta jovem equipe de atletas brasileiros será entre os dias 10 e 16 de dezembro, quando os alunos e professores convocados irão participar de um treino dirigido por técnicos do Comitê Olímpico Brasileiro e da Comissão Brasileira de Voleibol, em Saquarema, no Rio de Janeiro, onde se concentram, também no Centro de Desenvolvimento do Voleibol, as seleções olímpicas, masculina e feminina, do Brasil para as intensas rodadas de treino. A CBV e o COB se responsabilizam por todas as despesas das equipes decorrentes da concentração, no Rio.

O objetivo de dar suporte ao esporte de base é, segundo o Comitê Olímpico, “fortalecer a prática esportiva no Brasil”.

Jogos Escolares de Minas Gerais 2012

Na edição 2012 dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), que teve lugar na cidade de Patos de Minas, no Triângulo do estado, a Escola Estadual Doutor Duarte Pimentel Ulhôa conquistou medalha de ouro, na categoria 12 a 14 anos, da qual Erickson Rodrigues pertence.

Enviar para impressão