Mais alta comenda do Tribunal de Contas do estado foi entregue a 26 personalidades por terem se destacado no exercício de sua atividade

O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) entregou no final da tarde desta quinta-feira, (04-10) o Colar de Mérito da Corte de Contas “Ministro José Maria de Alkimin” a um seleto grupo de 26 personalidades de Minas e do Brasil que se destacaram no exercício de sua atividade, entre elas o governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, e a secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola.

A secretária de estado de Minas Gerais, Ana Lúcia, no ato da entrega do Colar do Mérito de Contas, concedida pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais. Foto: Bárbara Camargo ACS/SEE

A secretária Ana Lúcia Gazzola ao ser parabenizada pelos convidados pela contemplação do que assistiram a cerimônia que é “uma honra conquistada por todo o sistema da Secretaria de Estado de Educação. O Colar é resultado da seriedade com a qual administramos os recursos destinados a Educação em Minas. Decorre da seriedade com a qual temos conduzido nosso trabalho. O Colar do Mérito da Corte de Contas é para todos e devido a todos da SEE. É uma honra também ser agraciada com um colar que leva o nome de um representante mineiro de primeira grandeza como o José Maria Alkmin”, relatou a secretária.

O Presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), e também Conselheiro-Corregedor do Tribunal de Contas do Mato Grosso, Antônio Joaquim Moraes Rodrigues Neto, foi quem encabeçou as homenagens dadas ao governador Antonio Anastasia. “Existem duas formas de se homenagear um homem público: pelas obras e tributos deixados pela sociedade e pelo o que está fazendo de importante para a sociedade. Esta homenagem representa incentivo e confiança nesta liderança. Ambas são importantes e estão sendo prestadas aqui”, falou o Joaquim Moraes ao governador e a platéia de convidados que assistia a cerimônia.

Foto: Bárbara Camargo ACS/SEE

O governador que recebeu a comenda – a medalha - de mais alta relevância do Tribunal de Contas de Minas foi lembrado não só por figurar entre aqueles que trabalham de forma idônea em projetos em prol do país, mas também por ter contribuído para a modernização do TCE. “Desde 2006, o governador de Minas vem se destacando como um dos principais gestores de Minas, que é um estado farol para o restante do Brasil. É um homem que tem qualidade de gasto e gestão pública. E também de sensibilidade para causas que podem ser revolucionárias”, disse o presidente da Atricon, se referindo a criação de um Conselho Nacional de Contas, e cuja Emenda Constitucional aguarda aprovação no Congresso Nacional.“Criar um controle do controle é um interesse da sociedade brasileira, um assunto republicano”, defende.

O governador Antonio Anastasia por sua vez, se prontificou a apoiar a proposta de criar um órgão nacional de planejamento estratégico que fiscalize resultados e promova maior integração entre os Tribunais de Contas de Estado do Brasil. “Isto pode ajudar de fato na ética e na efetividade dos gastos. Gostaria ainda de frisar que me sinto honrado por ser homenageado com uma comenda que traz o nome do primeiro presidente do TCE de Minas, Ministro José Maria Alckmin, que foi um grande articulador, um defensor como parlamentar das coisas da sua terra. Não só de Bocaiúva, mas de todo o estado. O aplauso dos mineiros a todos vocês que foram aqui agraciados”, completou.

O governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, recebeu a mais alta comenda do Tribunal de Contas do Estado: a medalha de Mérito de Contas, pelos trabalhos como gestor público. Foto: Bárbara Camargo ACS/SEE

O governador agradeceu ainda as homenagens aos mineiros do Vice-Presidente e Corregedor do Tribunal de Contas da União, Ministro Augusto Nardes, gaúcho, e que junto ao presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso, Joaquim Moraes, recebeu também o colar referente ao exercício de 2011. “Este colar já distinguiu brasileiros de alto gabarito e a responsabilidade só aumenta coma gama de personalidade que estão sendo contempladas. Este é um momento ímpar para repensarmos o atual momento que passamos no mundo, com a crise financeira. Não podemos perder a fé quando temos estes exemplos”, concluiu Nardes que citou Drummond e outros autores mineiros para homenagear os presentes, e lembrar que sua origem ancestral está em Minas, na região dos Caetés.

“Mineiro é um defensor da liberdade e da democracia”, arrematou Anastasia.

Instituído em 1995, o Colar foi entregue nesta edição de 2012 a uma gama de lideranças que vão desde o Presidente da Fundação Hospital de Olhos e Cônsul Honorário do Canadá em Minas Gerais, Ricardo Queiroz Guimarães, ao Gerente-Geral de Jornalismo da TV Alterosa, Jornalista Ricardo Carlini; e ao Comandante-Geral da Polícia Militar de Minas Gerais, Cel. PM Márcio Martins Sant´Ana.

Enviar para impressão