Faltando um mês para aplicação das provas, o Plantão Enem se configura como uma boa opção de estudo
Milhões brasileiros iniciam nesta quarta-feira (03-10) contagem regressiva. Falta exatamente um mês para aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que serão realizadas nos dias 03 e 04 de novembro. Para auxiliar os candidatos que estão se preparando para os testes, o Plantão Enem se configura como uma boa ferramenta.
A iniciativa, que é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (SEE) e a Rede Minas, é dividida em três vertentes. A primeira consiste em programas ao vivo que são transmitidos aos sábados, sempre às 10 horas. A segunda são os Drops, quadros de dois minutos que trazem dicas de diversos temas que envolvem os conteúdos estudados no ensino médio e temas da atualidade, em uma abordagem interdisciplinar. Mas o grande trunfo para os candidatos que farão as provas talvez seja o site do Plantão Enem (www.plantaoenem.com.br) , que hospeda os programas e os Drops exibidos na edição 2011 do Plantão e também aqueles que estão sendo exibidos este ano. Uma boa opção para revisar os conteúdos.

“O Plantão Enem é feito a partir das dúvidas dos estudantes e no diálogo com especialistas. Todos os programas se fundamentam em pontos essenciais. No site e nos programas, o candidato vai encontrar uma maneira menos estressante de rever os conteúdos e aprender ou reaprender de modo mais prazeroso. Ele tem a opção de ver um vídeo, entrar no blog e ter acesso a conteúdos nos quais ele ainda tem dúvida. O candidato que acessar o Plantão Enem vai ganhar em tempo e qualidade”, destaca a doutora em educação, Leiva de Figueiredo Leal.
Ao todo, o site do Plantão Enem apresenta aos candidatos cinco programas e 36 Drops produzidos em 2011. Também estão disponíveis os programas e Drops já veiculados este ano. Até o dia do exame, serão veiculados 10 programas inéditos do Plantão Enem, que apresentarão conteúdos transversais (interdisciplinares), sobre novas tecnologias, meio ambiente, crise mundial, entre outros. Também serão veiculados 36 Drops inéditos, que versam sobre temas como a distribuição da energia solar na terra e a definição de esportes cooperativos.
Dúvidas e dicas
Além dos programas e dos drops, no site do Plantão Enem os candidatos podem conferir ainda dois ambientes que podem ser muito úteis na revisão para a prova. O Blog é um espaço do site que traz dicas que podem auxiliar os estudantes na preparação e na hora da prova. Já na área de dúvidas dos estudantes, os especialistas respondem perguntas feitas pelos telespectadores durante o programa.
Para Leiva de Figueiredo Leal muitas vezes a dúvida de um pode despertar a atenção dos outros candidatos. “Ás vezes um candidato apresenta um dúvida e quando o outro ouve acaba se identificando e percebendo que a dúvida também é sua. Por isso, é importantíssimo ficar atento às questões levantadas por outros candidatos”, conclui.
Os professores respondem questões relativas à estrutura do teste, explicam de que forma um conteúdo tende a ser cobrado na prova do Enem e até alertam sobre temas que tem mais chances de cair no Exame. Há desde perguntas sobre como administrar o tempo durante a prova e sobre qual tipo de escrita deve ser adotada na redação, até explicações sobre conteúdos específicos, como a diferença entre vacina e soro ou a definição do termo “metalinguagem”.
Já no Blog, os candidatos encontram posts variados. A utilização do Enem para conquistar a certificação de conclusão do ensino médio, dicas de alimentação para os candidatos, orientações sobre como se sair bem em questões que abordam a literatura e como deve ser a organização de estudos são alguns dos temas abordados no Blog.
Preparação nas escolas mineiras
Além do Plantão Enem, escolas da rede estadual de ensino de Minas Gerais oferecem aos estudantes outras opções que auxiliam na preparação para o Exame, como o Aprofundamento de Estudos. A iniciativa é voltada para alunos do ensino médio e tem por objetivo incentivar o hábito de estudo em tempo integral e assim melhorar o desempenho em sala de aula e nas avaliações externas. As aulas do projeto são ministradas no contraturno escolar do aluno. Porém, as escolas também podem utilizar sextos horários ou sábados.
Algumas escolas da rede também desenvolvem iniciativas próprias que visam uma preparação diferenciada, como é o caso da Escola Estadual Irmão Afonso, no município de Uberaba. O projeto ‘Cursinho’ teve início este ano e conta com a participação de mais de 30 alunos do ensino médio.

“As aulas acontecem aos sábados e são ministradas pelos professores da escola. Eles trabalham as questões de provas antigas do Enem e discutem temas da atualidade e que têm chance de caírem na prova. Esse ano é a primeira vez que desenvolvemos o projeto e vamos dar continuidade. Depois que as provas do Enem forem aplicadas vamos focar na preparação para os vestibulares”, ressalta a diretora da escola, Nanciorlei Paula Souza Oliveira.
Felipe Henrique de Lima Magalhães é aluno da Escola Estadual Irmão Afonso e está cursando o 2º ano do ensino médio. Ele decidiu participar do ‘Cursinho’ para se preparar melhor para o Exame. “Vou fazer a prova esse ano para saber como é. Estou gostando muito das aulas do ‘Cursinho’. Os professores estão trabalhando em um formato interativo e estamos discutindo coisas mais atuais”, conta
Exame Nacional do Ensino Médio
No primeiro dia (03-11) de provas, os participantes terão quatro horas e meia para responder às questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. No segundo (04-11), será a vez das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, além da redação, com um total de cinco horas e meia de duração. A divulgação do gabarito está prevista para acontecer até o terceiro dia útil seguinte ao de realização das últimas provas.