Encontro também terá a participação de secretários e professores das redes municipais de ensino

Durante esta quinta-feira (27/09), a Superintendência Regional de Ensino de Coronel Fabriciano, no Vale do Aço, realiza o ‘Seminário de Intercâmbio Regional de Experiências em Gestão Escolar’. O encontro, que ocorre na Escola Estadual João Walmick, em Ipatinga, é voltado a diretores de escolas estaduais, secretários municipais e educadores da rede municipal de ensino. Durante o Seminário, os presentes terão a oportunidade de trocar experiência na área com as instituições que participaram e foram destaques no Prêmio de Gestão Escolar.

“No período da manhã, nós pedimos a quatro escolas de nossa jurisdição que falassem sobre a experiência e os impactos positivos que a participação no prêmio trouxe. O prêmio propõe às escolas instrumentos de autoavaliação a partir de cinco dimensões da gestão escolar.”, explica a coordenadora regional do Prêmio Gestão Escolar Glaucilaine Gabriel Bahia.

São avaliadas pelo prêmio, a gestão pedagógica, a gestão de resultados educacionais, a gestão participativa, a gestão de pessoas e a gestão de serviços e recursos. “Com o Seminário queremos dizer que participar do prêmio não deve ter como objetivo apenas o certificado e sim fazer a valorização dessas cinco dimensões na busca pela melhoria contínua da escola”, avalia Glaucilaine Gabriel Bahia.

Durante encontro, educadores discutem práticas de gestão escolar. Foto: Arquivo SRE

Destaque da vez

A definição da Escola Estadual João Walmick como o local para o Seminário não foi por acaso. A instituição foi escolhida como a Escola Destaque Regional da SRE de Coronel Fabriciano 2012 e será certificada pelo reconhecimento de suas ações na área de gestão escolar.

Na gestão da escola, uma das prioridades é a parceria. Com as outras escolas estaduais de Ipatinga, a ‘João Walmick’ desenvolve o Projeto Inovador – Olimpíada de Língua Portuguesa e Matemática do 5º ano das Escolas Estaduais de Ipatinga’. Também de forma coletiva com as escolas da cidade, é desenvolvido o ‘Seminário Múltiplos Saberes’, no qual os professores participam de oficinas sobre os diversos conteúdos dados em sala de aula. “Também temos parceria com empresas da região e com as famílias. Todos os dias, no período da noite, nossa escola cede espaço para uma escolinha de futebol que é feita por pais de alunos e voluntários da comunidade”, explica a vice-diretora Dulce Visintin de Souza.

A Superintendência Regional de Ensino de Coronel Fabriciano atende a 73 escolas estaduais nos 11 municípios que integram a sua jurisdição.

Alunos da Escola Estadual João Walmick recebem certificado por atuação na Olimpíada de Língua Portuguesa e Matemática. Foto: Arquivo Escola

Prêmio Gestão Escolar

O ‘Gestão Escolar’ é um prêmio que estimula iniciativas exitosas na educação básica pública. Cada unidade da federação seleciona seu destaque estadual/distrital. Posteriormente, uma comissão formada por representantes dos parceiros do prêmio escolhe seis finalistas, que concorrem ao título de “Referência Brasil”. Em todas as etapas, são avaliadas cinco dimensões: gestão pedagógica, gestão participativa, gestão de serviços e recursos, gestão de resultados e gestão de pessoas.

Na edição de 2012, escola que representou o estado de Minas Gerais na iniciativa foi a Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, em Taiobeiras, no Norte de Minas.

Enviar para impressão