Inscrições vão até dia 19 de outubro

Estão abertas até dia 19 de outubro as inscrições para XIV Concurso Viva Feliz sem Drogas, com o tema “Mais perto dos livros, mais longe das drogas”, realizado pela Secretária de Estado de Defesa Social em parceria com a Secretária de Estado de Educação.

Redação, frase, grafitismo, desenho e desenho com frase são as categorias que os alunos do Ensino Fundamental, Médio, Educação para Jovens e Adultos (EJA) da rede estadual e particular de Minas Gerais, além de jovens participantes dos Núcleos Regionais dos Centros de Prevenção à Criminalidade e do Programa de Resistência as Drogas e a Violência podem concorrer.

Tema do XIV Concurso de Redação, Frases e Desenho: “Mais perto dos livros, mais longe das drogas

Um único trabalho por categoria deverá ser inscrito, no XIV Concurso de Viva Feliz Sem Drogas. Segundo a diretora de prevenção da subsecretária de políticas sobre drogas da Secretaria de estado de Defesa Social, Dalva Regina Sales Coelho “o objetivo deste prêmio é fomentar a discussão das drogas dentro de sala de aula. Por isso, os trabalhos devem ser feitos na escola, com o auxílio dos professores, ou de um coordenador, gestor escolar. É um tema relevante e seria interessante que os professores dedicassem um tempinho para desenvolver esta atividade que premiará também professore e escola, pelo trabalho do aluno inscrito”, contou a diretora.

As categorias

Desenho Para alunos do 1º ao 3º ano do ensino fundamental, o desenho deverá ser feito em papel A4, utilizando lápis colorido, canetinha hidrocor ou giz de cera.
Frase Deverá ser escrita a mão. É dirigida aos alunos do 4º ao 7º ano do Ensino Fundamental e alunos da EJA e a frase não deverá ultrapassar três linhas. Atenção a ortografia e a criatividade.

Desenho com frase Frase (de uma linha) e desenho deverão vir juntos na metade de uma cartolina branca, tamanho 30 x 40 cm.  Somente alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e jovens participantes das atividades dos Centros de Prevenção à Criminalidade do Programa Fica Vivo podem participar.

Grafitismo Técnica e material ficam a critério dos alunos dos Centros de Prevenção à Criminalidade do Programa Fica Vivo, para quem é dirigida esta categoria.  Trabalho deverá ser criado em uma cartolina branca, de tamanho 30x40 cm.

Redação Deverá ser redigida com caneta esferográfica preta ou azul, redação não deve ter mais de 30 linhas. Desenhos, colagens e ilustrações na redação desclassificarão o trabalho. É dirigido aos alunos da EJA - Ensino Médio e aos adolescentes acima de 15 anos dos Centros de Prevenção a Criminalidade.

Avaliação dos trabalhos

A comissão julgadora formada por profissionais ligados a várias áreas, como educação, defesa social, saúde, comunicação, conselho da juventude, da criança e do adolescente e demais atores sociais que trabalham na área de prevenção, tratamento e reinserção, avaliarão a coerência dos trabalhos ao tema proposto, criatividade, originalidade, correção lingüística, ortográfica e outras especificações que podem ser encontradas no edital, além do quesito “desenvolvimento do tema em uma perspectiva de transformação”.

Premiações
O aluno que conseguir a primeira colocação será premiado com um notebook e uma impressora multifuncional. A escola receberá uma TV LCD 42 polegadas e um kit de material esportivo, com bolas profissionais de futsal, vôlei, basquete, handebol, 10 colchonetes de ginástica e petecas. O professore receberá uma filmadora.

Para o segundo lugar está previsto a entrega de um vídeo game para o aluno segundo colocado, uma câmera digital para o professor e um kit data show para a escola. O estudante que ficar na terceira colocação leva uma TV LCD 22 polegadas, a escola uma câmera digital e o professor um som microsystem.

 

Enviar para impressão