Programa vai abordar as disciplinas de Matemática, Física e Química

10% de inspiração + 90% de transpiração = 100% de aproveitamento! Essa matemática funciona tanto para atletas quanto para estudantes, especialmente quando se trata do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012. Faltando pouco menos de dois meses para os participantes do Enem enfrentarem  uma verdadeira maratona,  nos dias 3 e 4 de novembro , data de realização das provas, os  números deixam claro que o Enem é uma prova de resistência e raciocínio. São 180 questões, 90 por dia, mais a redação, divididas em 10 horas de prova [4h30 no 1º dia e 5h30 no 2º  dia]. O esforço pode assegurar uma vaga em universidades públicas (federais e estaduais) ou nas particulares, com direito a bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni).

É fato que o Enem exige preparo físico, mas e quanto ao conteúdo, é possível sair campeão dessa maratona. Os especialistas garantem que sim, principalmente com material correto e estratégias de preparação adequadas. Para isso o Plantão Enem ao Vivo desse sábado, 15, pode ajudar ao debater Matemática, Física e Química, a partir das 10 horas, na Rede Minas e também na internet, pelo plantaoenem.com.br e nas redes sociais (twitter, facebook e youtube).

Consideradas por alguns como verdadeiros “bichos-papões” do Enem, as três matérias exigem preparo especial, mas com esforço é possível superar as dificuldades. No caso da matemática de acordo com o professor e consultor do programa Paulo Antônio Machado os “bichos-papões” mais citados, por grau de dificuldade, são: trigonometria; geometria analítica; análise combinatória e probabilidades; geometria euclidiana plana e espacial;logaritmos; sistemas lineares; equações e inequações algébricas.  O professor alerta  porém que “o principal bicho-papão não são os conteúdos, e sim o fato de que a matemática é trabalhada principalmente através da resolução de problemas, e não da leitura e memorização de fatos e fórmulas”, destaca.

Para aqueles que estão muito preocupados com a disciplina, o professor tranqüiliza. “No Enem não aparecem problemas “cabeludos”,em geral são mais diretos, explorando, cada um, poucas habilidades devido às exigências da metodologia de avaliação adotada no exame, a Teoria da Resposta ao Item [que relaciona uma ou mais habilidades do candidato com probabilidades de acerto, onde cada questão tem diferentes níveis de dificuldade e diferentes valores o que  diminui as chances de acerto por chute]”, orienta Paulo Antônio.

O professor de Física Arjuna Casteli Panzera, que durante o programa vai , vai debater questões que envolvam calor e temperatura, revela como garantir muitos pontos nas questões de física.Para ele o segredo não está nos números, mas na interpretação. “Várias questões do Enem que envolvem física e outras ciências podem ser resolvidas apenas pela interpretação do texto, por isso uma leitura calma e concentrada das questões e uma reflexão consistente na hora de respondê-las é fundamental”, ressalta.

Completando o trio, no programa Plantão Enem  a professora de Química Marciana Almendro David, vai abordar questões ligadas à chuva ácida.

Interação

O programa vai ao ar aos sábados de 10h às 11h, pela Rede Minas,  além de ser transmitido em tempo real no www.plantaoenem.com.br. Também é possível acompanhar nas redes sociais (twitter, facebook e youtube)  e interagir pelo bate-papo por mais trinta minutos. De acordo com o relatório de métricas das redes sociais e do site do Plantão, entre 07 e 09 de setembro foram 4.895 usuários únicos e 1.522 curtidas no facebook  e 2.454 visualizações dos vídeos no e youtube.

Durante os programas ao vivo, os telespectadores podem ainda enviar dúvidas por telefone (31)3209-0089 ou e-mail  plantaoenem@plantaoenem.com.br.Caso não haja tempo, a resposta vai para a seção “Dúvidas dos estudantes” no site do programa. Também há exibições no Canal Minas Saúde: às terças e quintas  de 7h às 8h e de 18h às 19h.

O Plantão Enem é uma parceria da Secretaria de Estado de Educação e a Rede Minas.Conta com produção de dez programas inéditos que vão ao ar até o sábado anterior a aplicação das provas do Enem, marcadas para os dias 03 e 04 de novembro.
Enviar para impressão