Foram selecionadas as sete escolas que tiraram as melhores notas nas avaliações do Ideb e do Simave
Mais de 150 escolas, de todas as regiões de Minas Gerais, marcam presença no evento “Minas é Educação”, na manhã desta sexta-feira (14-09). Com bons resultados nas avaliações, essas escolas receberam o certificado “Destaque da Edução Mineira”, mas para sete delas a honra de ter a competência reconhecida é ainda maior. Elas receberam a homenagem das mãos do governador Antonio Anastasia.
"Minas Gerais tem avançando de forma mais acelerada do que a média do Sudeste e a média do Brasil. É um orgulho para Minas ter escolas com níveis de países desenvolvidos, com resultados tão expressivos nas avaliações educacionais", afirmou o governador Antonio Anastasia após a entrega dos certificados.

As escolas selecionadas para receber o certificado no palco do evento são aquelas que mais se destacaram, em todo o Estado, nas avaliações de 2011 do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) — avaliação federal — do Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Básica (Simave) — do Governo de Minas — que conta com o Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) e Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb).
Cada uma dessas sete escolas trouxe ao auditório JK, na Cidade Administrativa, uma comitiva de sete pessoas, entre elas, dois alunos. Ao palco, para receber o certificado, subiram o diretor da escola, o diretor da Superintendência Regional de Ensino responsável pela escola, além de dois alunos. A jovem Alicia de Paula Ferreira, da Escola Estadual Clertan Moreira do Vale, foi um dos que tiveram a chance de conhecer, de perto, o governador Anastasia ao receber o certificado. Ela ficou orgulhosa de ver o trabalho feito na escola reconhecido.
“Há uns anos atrás nossa escola não era a escola que tinha mais expressividades na nossa cidade, Tupaciguara, e de alguns anos para cá isso mudou. Somos agora referência. Estou feliz em representar as 800 pessoas da minha escola, e, de certo forma, este novo momento que estamos vivendo. Nossos professores nos fazem sentir gosto em aprender”, contou a aluna uniformizada depois da cerimônia.

Para a professora de Língua Portuguesa, Silvia Prudente a honraria é fruto de um bom trabalho desenvolvido no cotidiano da EE Clertan Moreira do Vale que também recebeu o Prêmio Gestão Escolar na regional de Uberlândia este ano. “Nós professores, fizemos, junto á direção da escola, um plano de melhoria voltada para quatro grandes projetos, como ‘Escola solidária’, ‘Prêmio por excelência pedagógica’ e ‘plantão pedagógico’, o que possibilitou darmos um salto na qualidade do ensino. Todos os educadores da ‘Clertan’ são participativos e interferem, de forma positiva nos trabalhos desenvolvidos. Acabei, inclusive, de palpitar sobre um projeto que professoras de outra escola discutiam no banheiro. Sugeri que em vez de maquete fosse feito um trabalho em 3D. Lavamos nossa alma neste evento, pois ter nosso trabalho reconhecido por autoridades como o governador e a secretária é um privilégio que não acontece todos os dias”, relatou a professora de português.
Essas sete escolas, ao receber o certificado das mãos do governador, representam as demais escolas presentes no evento, que receberão a homenagem ao fim do evento.
Confira abaixo a lista das sete escolas que subiram ao palco e clique aqui para ver a lista de todas as escolas presentes na solenidade do “Minas é Educação”.
1º colocação no Proalfa 2011 – Colégio Tiradentes da PMMG Minas Caixa – Município: Belo Horizonte – pertencente a Superintendência Regional de Ensino (SRE) Metropolitana C
1ª colocada no Proeb 2011 – no 5º ano do ensino fundamental – Escola Estadual Paschoal Comanducci – Município: Belo Horizonte – SRE Metropolitana C.
1ª colocação no Proeb 2011 – 9º ano do ensino fundamental – Escola Estadual Clertan Moreira do Vale – Município: Tupaciguara – SRE de Uberlândia.
1ª colocada no Proeb 2011 – 3º ano do ensino médio – Escola Estadual Nélson Fernandes Friaça – Município: Camacho – SRE Campo Belo.
1ª colocação no Ideb 2011 – 5º ano do ensino fundamental (empatadas):
– Escola Estadual Dom Helvécio – município: Ipatinga – SRE de Coronel Fabriciano
– Escola Estadual Professor Modesto – Município: Patos de Minas – SRE de Patos de Minas.