Mais de mil pessoas participam do evento na manhã desta sexta-feira, no auditório JK

O auditório JK, do Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa está acostumado a receber grandes eventos, mas certamente foram poucas as vezes que recebeu um público tão cheio de motivos para comemorar. Nesta sexta-feira, mais de mil pessoas ocuparam as cadeiras e lotaram os corredores do auditório para celebrar os bons resultados da educação, durante o evento “Minas é Educação”.

Auditório esteve lotado durante evento. Foto: Amanda Lelis/ ACS SEE

O governador Antonio Anastasia e a secretária de Educação, Ana Lúcia Gazzola, estão presentes neste evento para prestigiar o sucesso da educação mineira, comprovado pelos bons resultados alcançados nas avaliações do sistema educacional em nível federal e estadual, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb 2011) e pelas avaliações do Sistema Mineiro de Avaliação (Simave), em 2011.

Os representantes das escolas estão esbanjando orgulho por representarem, na manhã desta sexta, a excelência da educação mineira. A analista educacional da Escola Estadual Diolino Moreira, escola rural do município de Funilândia, Edvânia Aparecida Reis França disse que "a participação nesse evento só aumenta a vontade de continuar trabalhando para melhorar cada vez mais. Quem sabe no ano que vem não podemos voltar para uma celebração ainda maior. Estamos extasiados, a ficha ainda não caiu". A diretora da Escola, Rosângela de Fátima Farias afirma que alcançar bons resultados também faz aumentar "a responsabilidade. Se éramos dedicados, teremos que ser mais, no sentido de bem representar a escola no nosso município e em Minas Gerais".

Auditório JK, no Palácio Tiradentes recebeu mais de mil pessoas no evento. Foto: Amanda Lelis/ ACS SEE

Escolas-destaque

Foram selecionadas para participar do evento “Minas é Educação. Eu faço parte dessa história!” as escolas que obtiveram destaque no último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb 2011) e também nas avaliações do Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Básica (Simave) — Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb) e Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa). Além de escolas que conseguiram os melhores resultados do Estado nessas avaliações, foram selecionadas as escolas-destaque em cada uma das 47 Superintendências Regionais de Ensino, escolas que apresentaram a maior evolução em relação ao último Ideb (2009) e escolas que têm apresentado crescimento consistente desde 2007, quando a metodologia do Ideb foi consolidada.

As escolas que foram selecionadas com destaque das Superintendências estão representadas pelo diretor da instituição. Já as escolas que foram selecionadas por estarem entre os melhores do Estado estão representadas pelo(a) diretor(a), pelo(a) especialista de Educação Básica da escola, por dois professores – um de Língua Portuguesa e outro de Matemática – por dois alunos e por um pai ou mãe, membro do colegiado escolar.