Cento e cinquenta escolas serão homenageadas pelos bons resultados alcançados nas avaliações do sistema educacional em nível federal e estadual

Mais de mil pessoas se reúnem na manhã desta sexta-feira (14/09), no auditório JK, da Cidade Administrativa, para celebrar o sucesso da educação mineira, comprovado pelos bons resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb 2011) e pelas avaliações do Sistema Mineiro de Avaliação (Simave), em 2011.

Com a presença do governador Antonio Anastasia e da secretária de Educação, Ana Lúcia Gazzola, o evento “Minas é Educação. Eu faço parte dessa história!” vai reunir representantes cerca de 150 escolas de todas as regiões de Minas Gerais que obtiveram bons resultados nas avaliações do sistema educacional em nível federal e estadual.

Durante o evento, as escolas receberão um certificado como Destaque da Educação Mineira e serão conclamadas a colaborar para o contínuo desenvolvimento da rede pública estadual em Minas.

Foram selecionadas as escolas com os melhores resultados no Ideb, índice do Governo Federal, divulgado em agosto, e também escolas que se destacaram nas avaliações do Simave, que são aplicadas pelo Governo de Minas.

O objetivo é prestigiar as escolas que estão se destacando na educação, mas também promover a troca de experiências e levar as boas práticas a escolas que ainda precisam evoluir.

Escolas-destaque

Foram selecionadas para participar do evento “Minas é Educação. Eu faço parte dessa história!” as escolas que obtiveram destaque no Ideb 2011 e também nas avaliações do Simave — Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb) e Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa). Além de escolas que conseguiram os melhores resultados do Estado, foram selecionadas as escolas-destaque em cada uma das 47 Superintendências Regionais de Ensino, escolas que apresentaram a maior evolução em relação ao último Ideb (2009) e escolas que têm apresentado crescimento consistente desde 2007, quando a metodologia do Ideb foi consolidada.

Avaliações

Divulgados no dia 14 de agosto, pelo Ministério da Educação, os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb 2011) confirmaram que Minas Gerais continua sendo referência nacional. A rede estadual mineira apresentou crescimento em todos os níveis avaliados — 5º e 9º anos do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio — e está entre as primeiras do país. Nos anos iniciais do ensino fundamental, a rede estadual mineira é a melhor do Brasil, com índice 6,0, padrão considerado pelo Ministério da Educação como referência de desenvolvimento em países desenvolvidos, sobretudo daqueles que integram a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

A rede estadual de Minas foi a primeira e a única do Brasil a alcançar esse patamar, que é a meta brasileira para 2021; nos anos finais, a rede estadual é a 2ª no Brasil com índice de 4,4, atrás apenas de Santa Catarina (4,7); já no ensino médio a rede estadual é a 3ª melhor do Brasil, atrás de Santa Catarina (4,0) e São Paulo (3,9).

Já as avaliações do Simave — Proalfa e Proeb — foram criadas pelo Governo de Minas e oferecem um retrato da educação básica mineira anualmente. O Proalfa avalia censitariamente os estudantes do 3º ano do ensino fundamental, fim do ciclo de alfabetização, em relação às habilidades de leitura, escrita e interpretação. Já o Proeb avalia os estudantes no fim de cada ciclo de ensino, 5º e 9º anos do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio. Ambas as avaliações servem para fazer correções de percurso, planejar as ações no âmbito educacional e, assim, crescer de forma consistente.

Enviar para impressão