Avaliação é destinada aos alunos do 3º ano do ensino fundamental

Diretores e especialistas das escolas estaduais da Superintendência Regional de Ensino de Sete Lagoas recebem, esta semana, as orientações sobre a aplicação do Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa). Na regional, as provas destinadas aos alunos do 3º ano do ensino fundamental serão aplicadas no dia 26/09, durante o horário das aulas.

Diretores e especialistas das escolas estaduais em capacitação para orientações sobre as provas do Proalfa para alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. Foto: Arquivo da Escola

Durante o encontro, os participantes serão informados sobre os procedimentos padrões adotados pela Secretaria de Estado de Educação (SEE).  O encontro começou ontem e vai até a próxima sexta-feira (14/09). O Proalfa auxilia no diagnóstico do processo ensino-aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

O repasse também será feito com as 18 cidades que integram a jurisdição. “Convidamos os secretários municipais de educação. Eles também podem trazer um supervisor. A ideia é que depois os municípios repassem as orientações às escolas suas escolas”, explica a analista educacional da Divisão de Equipe Pedagógica, Cleide Moreira, uma das coordenadoras do encontro.

Em Governador Valadares análise e elaboração de questões para o Programa de Avaliação de Aprendizagem Escolar é tema de capacitação

Professores da cidade de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, participam também de uma capacitação nesta quinta-feira, 13, sobre análise e elaboração de questões de múltipla escolha para o Programa de Avaliação de Aprendizagem Escolar (PAAE). Até sexta-feira, 14, 120 educadores farão parte deste encontro.

Durante a capacitação, que já foi realizada nas Superintendências Regionais de Ensino Metropolitanas A, B e C, 120 professores que atuam em escolas estaduais do município de Governador Valadares serão divididos em grupos para a elaboração de itens/questões que poderão integrar o Banco de Itens do PAAE nos conteúdos de Linguagens, Matemática e Ciências.

O trabalho será coordenado pela Superintendência de Avaliação Educacional da Secretaria de Estado de Educação e contará com a participação de coordenadores do Instituto Avaliar para as três áreas de conhecimento.

A partir deste semestre, o PAAE passa a atender os alunos dos anos finais do ensino médio (6º ao 9º anos).

O PAAE integra o Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (Simave), que conta também com o Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) e o Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb).

Tanto o Proalfa, quanto o Proeb, são realizados a partir de avaliações externas que apresentam um diagnóstico do sistema, viabilizando assim, a elaboração de políticas públicas educacionais.

 

 

Enviar para impressão