Poderão ser inscritas ações nas áreas pedagógicas e de gestão escolar. Prazo vai até o dia 28 deste mês

Desde a última segunda-feira, 03, as experiências desenvolvidas nas escolas públicas da rede estadual nas áreas de gestão escolar e pedagógica poderão ser inscritas para participar do ‘I Congresso de Práticas Educacionais da Rede Pública do Estado de Minas Gerais’, organizado pela Magistra - Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.

Serão selecionados 235 trabalhos, sendo cinco de cada Superintendência Regional de Ensino. As experiências devem estar relacionadas às temáticas de ‘Gestão Escolar’ ou ‘Projetos Especiais’. “

Escolhemos esses dois temas a partir das observações que fizemos nas escolas. Destacamos a importância do gestor escolar, a pessoa que lidera as ações a partir de um trabalho de articulação. Já por projetos especiais, entendemos aquelas ações que são construídas de maneira coletiva nas escolas. Geralmente, as escolas traçam as ações a partir de temas nas áreas cultural, esportiva e de meio ambiente. Com isso, elas conseguem envolver toda a comunidade local no projeto”, explica a diretora da Magistra, Angela Dalben.

Os educadores interessados em apresentar trabalhos em uma dessas áreas devem preencher a ficha de inscrição enviando-a, juntamente com o projeto, para a Superintendência Regional de Ensino da jurisdição em que atuam até o dia 28 de setembro de 2012.

O trabalho deve ser apresentando em forma de texto, com o máximo de sete páginas, incluindo a bibliografia. No texto, o educador deve explicar as razões que levaram à realização da experiência, caracterizando o contexto escolar e como o projeto foi realizado. O texto também deve apontar as reflexões sobre o trabalho apresentado e as considerações. Além do projeto, o participante deverá preencher a ficha de inscrição indicado a escolha por uma das áreas de concentração: Gestão Escolar (apresentação de experiências relacionadas à gestão da escola, ensino e aprendizagem) e Projetos Especiais (experiências relacionadas à parceria escola/família no processo de ensino – aprendizagem e outros assuntos conforme o guia do Congresso).

“Nós precisamos divulgar e trocar experiências sobre o que vem dando certo. Criar um espaço para que essas escolas possam dar visibilidade à suas ações. Por isso vamos contar com a participação dos diretores e vice-diretores de escolas, supervisores pedagógicos e orientadores escolares. São profissionais de fundamental importância dentro dos espaços escolares”, destaca Angela Dalben.

Cada Superintendência irá selecionar os cinco melhores trabalhos de sua jurisdição para serem encaminhados à comissão científica da Magistra. Esses projetos serão apresentados no Congresso.

Poderão participar, com a indicação de projetos, profissionais efetivos que atuam na rede pública de Educação Básica de Minas Gerais. Dessa forma, o Congresso receberá inscrições de diretores, vice-diretores, inspetores escolares, orientadores educacionais, supervisores pedagógicos, analistas de educação e professores de um modo geral.

Congresso de boas práticas

O ‘I Congresso de Práticas Educacionais da Rede Pública do Estado de Minas Gerais’ será realizado entre os dias 15 e 19 de outubro de 2012. Além das experiências nas áreas pedagógica e de gestão escolar, os participantes também assistirão a palestras de especialistas no tema e poderão participar de mini cursos durante a semana do Congresso.

Enviar para impressão