Escolha foi feita por um comitê nacional que acompanha o concurso

Seis escolas dos estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Roraima e Pernambuco são as finalistas do Prêmio Gestão Escolar 2012.

A iniciativa diploma as escolas com os melhores projetos de gestão participativa e voltada para o monitoramento e avaliação de professores, através de um comitê nacional. As seis escolas classificadas para a última etapa do concurso receberão um prêmio de R$ 10 mil e o diploma de “Escola Destaque Nacional”. A vencedora receberá R$ 30 mil e o título de ”Escola Referência Brasil”. O resultado será divulgado no dia 05 de novembro, em cerimônia de premiação.

Em Minas, a escola escolhida para representar o Estado foi a, Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, localizada, no Norte de Minas. Ela não foi finalista do concurso, mas a indicação se deve às várias ações que desenvolve junto á comunidade escolar. Responsável por 806 alunos, a EE Tancredo Neves empreendeu atividades direcionadas para escrita e leitura em todas as disciplinas bem como a valorização de servidores que atendem diariamente este público estudantil.

“Chá literário”, “Clube da matemática”, “Feira interescolar dos livros” e Xadrez foram algumas das atividades empreendidas pela escola que desenvolve uma gama interessante de projetos inovadores e interdisciplinares que despertam o interesse dos alunos pela leitura e o raciocínio lógico. Liderança democrática, com postura  aberta e facilitadora, foi também apontada pela diretora da escola, Ivonilde Rodrigues de Souza Costa, há 10 anos na escola, como fórmula para uma boa gestão escolar.

Para ela, o fato de a escola não figurar entre as seis finalistas, não configura nenhum tipo de derrota. “Estar no norte de Minas e ser destaque a nível estadual foi um reconhecimento e um incentivo determinante que continuará a permear nosso trabalho que foi valorizado. Há anos nos inscrevíamos neste Prêmio, e nosso exemplo deve ser seguido pelas escolas. O Prêmio Gestão Escolar é muito mais que uma solicitação da SEE. Nossa participação mostra que é possível progredir sempre”, contou.

No dia 11 de outubro, os diretores de todas as escolas que foram destaque na etapa estadual embarcarão para os Estado Unidos, para participarem de um intercâmbio, onde conhecerão experiências de escolas públicas americanas, como parte da premiação.

Inicialmente os diretores participarão de um seminário na capital norte-americana, Washigton, junto a educadores da Argentina e Bolívia, para em seguida participarem de outras atividades pelo país em grupos menores.

Das 4.243 escolas inscritas em todo o Brasil, 776 delas eram mineiras.

Prêmio Gestão Escolar 2012

O Prêmio é promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) , além de outros 12 órgãos, incluindo a embaixada do EUA, institutos e fundações pertencentes a grupos empresariais, e de centros de estudos.

Enviar para impressão