Encontro organizado em pólos vai atender aos educadores dos 25 municípios que integram a jurisdição da regional

Com foco nos educadores que atuam nos anos finais do ensino fundamental, a Superintendência Regional de Ensino de Diamantina, na Região do Vale do Jequitinhonha, realiza a capacitação ‘Conteúdos Básicos Comuns e a Gestão na Sala de Aula’.  Para atender aos cerca de três mil professores e especialistas educacionais dos 25 municípios que integram a jurisdição da regional, a capacitação foi organizada em nove pólos. Os encontros começaram em agosto e vão até o mês de outubro. 

Capacitação promovida pela SRE de Diamantina está estruturada em oficinas. Foto: Divulgação SRE Diamantina

O treinamento dos educadores tem foco no desenvolvimento de atividades a partir de oficinas. “É um momento em que realizamos a reflexão e ação do método de ensino proposto pelos Conteúdos Básicos Comuns (CBC). Vamos abordar a prática dialética do CBC, o aprofundamento das práticas pedagógicas e a cultura da avaliação da aprendizagem”, destaca a gerente do Programa de Intervenção Pedagógica para os anos finais, Ednéia dos Santos Cunha Neves.  O encontro tem carga horária de 24 horas.

Até o mês de outubro serão capacitados cerca de trêss mil educadores dos anos finais do ensino fundamental. Foto: Divulgação SRE de Diamantina

A capacitação já foi realizada em quatro pólos e reúne professores de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Língua Inglesa, Educação Física e Arte. “Os temas do encontro serão discutidos na busca de um trabalho interdisciplinar que visa o ato de Ler e de Escrever em todas as disciplinas, através de uma relação dialética”, explica a gerente do Programa de Intervenção Pedagógica.

capacitação também vai contar com representantes das 25 redes municipais da região. Foto: Divulgação SRE Diamantina

Aproximação com os municípios

Além dos educadores da rede estadual de ensino, a capacitação ‘Conteúdos Básicos Comuns e a Gestão na Sala de Aula’, também vai contar com a participação de profissionais das redes municipais. Para essa aproximação, a Superintendência Regional de Ensino de Diamantina também convidou diretores de escolas Especialistas das 25 redes municipais de ensino.

Enviar para impressão