Seminário conta com a presença de cerca de 200 diretores de escolas estaduais e analistas educacionais de serviço de apoio à inclusão

Cerca de 200 educadores da rede estadual de ensino participam nesta quarta-feira (15-08) do ‘Seminário Regional de Intercâmbio de Experiências em Gestão Escolar’. O encontro, que acontecerá no município de Machado, irá reunir diretores de escolas estaduais da Superintendência Regional de Ensino de Varginha, analistas educacionais de serviço de apoio à inclusão e diretores de escolas do Projeto Incluir.

O tema Seminário será a inclusão nas escolas de educação básica. Para isso, serão abordados temas como a educação especial na perspectiva da Educação Inclusiva e a inclusão escolar nos Estados Unidos. A importância do Prêmio Gestão Escolar para a promoção do processo de melhoria da Gestão da Escola também será discutida no encontro.

A Diretora de Gestão e Desenvolvimento de Servidores Administrativos e de Certificação Ocupacional, Éder Quintão Torres, ressalta a importância do encontro. “O objetivo do Seminário é disseminar experiências de sucesso em gestão escolar, com enfoque na educação inclusiva”.

No Seminário também será apresentado o projeto com foco na inclusão realizado pela Escola Estadual Dom Pedro I, do município de Machado. Após participar de um intercâmbio de um mês nos Estados Unidos, por meio do Prêmio Gestão Escolar, a diretora da escola Adriana Caixeta apresentou um projeto para os organizadores do Prêmio em Washington. A iniciativa tinha como meta a capacitação de professores, funcionários e pais da escola para atender alunos com necessidades especiais e melhorar seus resultados de aprendizagem, formando parcerias com educadores estrangeiros. A iniciativa foi aprovada e desde o mês de abril alunos e professores estão trocando experiências com educadores e estudantes de uma escola de Minnesota (Adams Fundamental), nos Estados Unidos, por meio de videoconferência.

Além de representantes da Secretaria de Estado de Educação (SEE) também participam do evento a especialista em educação inclusiva, Drª Diane Gallagher e a consultora de Educação Básica do estado norte-americano de Minessota, Jeniffer Babiracki.

Projeto Incluir

Criado pela Secretaria de Estado de Educação em 2005, o Projeto Incluir visa preparar as escolas públicas para receber estudantes com deficiências e transtornos globais de desenvolvimento. O projeto atua desde a promoção da acessibilidade arquitetônica das edificações, até capacitação de educadores e formação de redes de apoio.

Leia Mais:

- Troca de experiência entre escola mineira e americana tem como foco a inclusão 

Enviar para impressão