Capacitação é destinada a secretários de escolas e Assistentes Técnicos de Educação Básica que exercem as funções na área de pessoal de todas as escolas da rede estadual de ensino e técnicos das Superintendências
Os secretários de escolas e Assistentes Técnicos de Educação Básica que exercem as funções na área de pessoal de todas as escolas da rede estadual de ensino e técnicos das Superintendências Regionais de Ensino (SREs) devem fazer a confirmação da sua inscrição para participar de uma capacitação a distância com foco na análise documentos administrativo. Devem concluir o cadastro, os servidores que compõem a listagem enviada pelas Superintendências à Secretaria de Estado de Educação (SEE) e que ainda não fizeram o primeiro acesso. O treinamento é oferecido pelo Sistema de Capacitação de Servidores da Área de Pessoal (SICAP), por meio da plataforma Moodle.
O objetivo da capacitação é garantir a qualidade da análise das pastas funcionais no que tange benefícios, atualização de dados funcionais, pessoais e financeiros, tendo como propósito primordial a eliminação do passivo no regime remuneratório anterior vigente até 31/12/2011. Dessa forma, será possível o correto posicionamento e reposicionamento de acordo com a nova política remuneratória dos profissionais das carreiras da Educação Básica com benefícios ainda não concedidos.
A Assistente Técnica de Educação Básica da Escola Estadual Felício dos Santos, no município de Felício dos Santos, vinvulado à SRE de Diamantina, Nilséia Aparecida Sousa, iniciou o curso no dia 01 de agosto e já vê reflexos no seu trabalho. “Estou gostando muito. Faço as atividades em casa nas horas vagas. A escola já imprimiu toda a legislação e estou lendo. O curso já está me ajudando bastante na organização das pastas e me dando base para cobrar a documentação dos servidores”.
Durante a capacitação, que terá duração de 231 horas, os cursistas irão aprender como analisar a documentação referente a vida funcional do servidor, entre outras coisas. O curso engloba assuntos, referentes à vida funcional do servidor, que vão desde o ingresso na carreira até a concessão de aposentadoria.
Os secretários de escolas, Assistentes Técnico de Educação Básica e técnicos das SREs são os responsáveis por fazerem o levantamento da vida funcional do servidor e enviarem para a Diretoria de Pessoal das Superintendências. A Diretoria, por sua vez, insere os dados no Sistema de Administração de Pessoal (SISAP). Com esse trabalho é regularizada a vida funcional do servidor.
O curso que acontece entre os meses de agosto e novembro é organizado pela Superintendência de Normas e Informação de Pessoal (SNP) da Secretaria de Estado de Educação.