Escolas serão divididas em grupos para discussões com foco nos Conteúdos Básicos Comuns do 6º ao 9º ano
O trabalho da intervenção pedagógica nas salas de aula dos últimos anos do ensino fundamental ganha força este mês. Professores e especialistas que atuam com alunos do 6º ao 9º ano, em 120 escolas da rede estadual, participam do ‘I Encontro de Educadores dos Anos Finais’, realizado no Hotel Fazenda Canto da Siriema, em Jaboticatubas, na região metropolitana de Belo Horizonte. O objetivo é que as estratégias discutidas e ações elaboradas, a partir da capacitação, atinjam 56,2 mil alunos nos anos finais. Apenas nesta terça e quarta-feiras (07 e 08/08) serão capacitados aproximadamente 480 educadores de 18 escolas.
De acordo com a diretora educacional da Superintendência, Alessandra de Faria, “esse é um evento de fundamental importância para renovar a prática pedagógica dos professores nas salas de aula de todas as escolas estaduais da Metropolitana C”.

Durante a capacitação, os professores também vão trabalhar as matrizes de referência do Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb) que é realizado, nesse ciclo de escolaridade, com os alunos do 9º ano, nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática. O trabalho será coordenado pela equipe regional do Programa de intervenção Pedagógica (PIP).
“O estudo das matrizes de referência é importante, porque são elas que vão nortear o nosso trabalho dentro de cada conteúdo. Eu leciono no Estado desde 1.998 e sei da importância de uma capacitação como esta, pois valoriza os profissionais da educação. Uma coisa é você ter que trabalhar sozinho, outra é poder contar com o apoio do Estado em seu trabalho na escola”, ressalta a professora de Língua Portuguesa da Escola Estadual Deputado Manoel Costa, em Belo Horizonte, Angélica dos Santos Figueiredo.

Professora de Educação Física na mesma escola, Rosana Vanelle de Carvalho também participa da capacitação. Segundo ela, a oportunidade de encontrar com educadores na mesma área de outras escolas, também é uma forma de enriquecimento profissional. “Saímos do lugar comum. Viemos aqui para aperfeiçoar o nosso trabalho em sala, entender um pouco mais a forma em que se organizam as avaliações externas e assim poder preparar melhor os nossos alunos. O encontro está no começo, mas sei que até o final dele terei a oportunidade de conversar com educadores da minha área, conhecendo o trabalho deles e apresentando o meu”.
O Conteúdo Básico Comum e a prática pedagógica em cada disciplina e a leitura e escrita como compromisso dos professores dos anos finais são outros pontos em debate nos encontros que serão realizados no decorrer deste mês.
O trabalho será realizado com os professores dos conteúdos de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Educação Física, Arte e Língua estrangeira Moderna – Inglês.
Organização
Para facilitar o debate de ideias entre os especialistas do Programa de Intervenção Pedagógica da Superintendência e os professores participantes, o encontro é estruturado em formato de grupos. Até o final de agosto, serão realizados seis encontros para a capacitação dos educadores das 90 escolas estaduais que atendem o ensino fundamental nos 11 municípios da atendidos pela Metropolitana C, mais 12 escolas da rede em Belo Horizonte. Os professores de todas as disciplinas serão subdivididos em seis grupos. Cada turma ficará dois dias no Hotel Fazenda Canto da Siriema, em Jaboticatubas, onde ocorrerá o evento.
Os próximos encontros serão realizados nos dias 10 e 11/08; 21 e 22/08; 23 e 24/08 e 28 e 29/08. A primeira reunião foi realizada na última semana, nos dias 02 e 03/08.