Momento para troca de experiências reúne cerca de 100 educadores
A troca de experiências é uma importante ferramenta para a melhoria da gestão escolar. Pensando nisso, a Secretaria de Estado de Educação (SEE) realiza nesta sexta-feira (03-08) o ‘Seminário: Intercâmbio de experiências em gestão escolar’. O evento que acontece na Magistra – Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores, em Belo Horizonte, reúne os 45 diretores de escolas estaduais que foram selecionados como destaques regionais do Prêmio Gestão Escolar e 47 coordenadores regionais do Prêmio.
Durante o encontro, a secretária de Estado de Educação, em exercício, Sueli Pires, ressaltou a importância da troca de experiências para a evolução da educação. “Essa experiência que estamos tendo aqui se mostra de grande valia, não apenas para que possamos compartilhar nossas experiências e angustias, mas para mostrar um pouco do que vivemos. Mostrar um pouco do que é o nosso país das minas gerais”.
A novidade do Seminário deste ano é a participação da consultora de Educação Básica do estado norte-americano de Minessota, Jennifer Barbiracki. A educadora que, durante essa semana, teve a oportunidade de conhecer um pouco mais do sistema de ensino mineiro apresentou o sistema educacional americano e os desafios e avanços conquistados.

Jennifer Barbiracki ressalta a importância da troca de experiências entre os países. “Coma minha visita, pretendo desenvolver relacionamentos concretos e duradouros, além de manter essa troca. Juntos podemos desenvolver uma educação de qualidade para as crianças de todo o mundo. Nesse intercâmbio estou observando os recursos e métodos que eu posso levar para o meu país e adaptar a minha realidade”. A educadora também falou sobre as experiências mineiras que mais chamaram sua atenção. “Na minha primeira semana no Brasil, o que mais me encantou foi a parceria entre a escola e a comunidade e o Programa de Intervenção Pedagógica (PIP)”.
Em 2011, a diretora da Escola Estadual Dom Pedro I, no município de Machado, Adriana Lemos Caixeta Vieira, foi escolhida para representar o Estado na etapa nacional do Prêmio Gestão Escolar. Como prêmio, a gestora participou de um intercâmbio na escola em que Jennifer Barbiracki atua. A experiência adquirida nessa viagem também será apresentada no Seminário.
“A experiência que eu trouxe do intercâmbio revolucionou a minha escola e mudou meu modo dever a educação. O conhecimento deve ser compartilhado e é isso que eu vou fazer aqui”, ressaltou Adriana. Durante o intercâmbio, Adriana e Jennifer Barbiracki escreveram um projeto e apresentaram aos organizadores do Prêmio em Washington. O projeto foi aceito e desde o mês de abril professores, pais e alunos da Escola Estadual Dom Pedro I e Adams Fundamental, em Minnesota, nos Estados Unidos, estão trocando experiências por meio de videoconferência.
O ‘Seminário: Intercâmbio de experiências em gestão escolar’ é promovido pela Secretaria de Estado de Educação, por meio da Diretoria de Gestão e Desenvolvimento de Servidores Administrativos e de Certificação Ocupacional. A programação do encontro prevê ainda debates sobre a importância do Prêmio Gestão Escolar para a promoção do processo de melhoria da gestão escolar e a implementação da iniciativa nas escolas das Superintendências Regionais de Ensino (SREs). Além de uma visita ao Circuito Cultural da Praça da Liberdade.

Prêmio Gestão Escolar
O Gestão Escolar é um prêmio que estimula iniciativas exitosas na educação básica pública. Cada unidade da federação seleciona seu destaque estadual/distrital. A escola selecionada na etapa nacional recebe R$ 30 mil. As seis finalistas ganham R$ 10 mil cada uma. Já a premiação das escolas selecionadas como “Destaques Estaduais” será definida pela Secretaria de Estado de Educação.
Por meio de uma parceria com a Embaixada dos Estados Unidos, aos diretores das escolas escolhidas como destaque nos estados e no DF é oferecida uma viagem de intercâmbio, onde conhecem experiências de escolas públicas americanas.
Criado em 1998, o Prêmio Gestão Escolar é uma iniciativa conjunta do Conselho Nacional de Secretários de Educação – Consed, da União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação – Undime, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), do Ministério da Educação (MEC), da Fundação Roberto Marinho, da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, do Instituto Unibanco, da Fundação Itaú Social, da Fundação Victor Civita, da Gerdau e da Fundação SM.