Nesse momento devem preencher os formulários as escolas que participam de projetos como o ‘Escola Viva, Comunidade Ativa’ e o ‘Educação de Tempo Integral’

As escolas da rede estadual de ensino que desejam participar do ‘Aprofundamento de Estudos’ já podem preencher os formulários na página do projeto, informando dados como o número de turmas e os conteúdos que serão trabalhados a partir de consulta aos alunos. Para ministrar as aulas, a instituição deve verificar se é possível desenvolver o projeto com os professores do se quadro de pessoal, caso contrário, a escola poderá solicitar à Secretaria de Estado de Educação (SEE), no período de 02 a 17/08, a designação de professores, especifica para o Aprofundamento. A expectativa é que até o final de 2012, cerca de 70 mil alunos do ensino médio sejam atendidos pelo projeto. Esse número inclui os participantes do primeiro semestre.

Nesse momento podem se inscrever as escolas que já participam dos seguintes projetos da SEE: ‘Escola Viva, Comunidade Ativa’, ‘Educação em Tempo Integral’, ‘Programa Educacional de Atenção ao Jovem (Peas Juventude)’, ‘Professor da Família’ e do ‘Grupo de Desenvolvimento Profissional (GDP)’. Também podem se cadastrar as instituições que já tiveram Aprofundamento e as escolas participantes do ‘Poupança Jovem', ação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese).

O ‘Aprofundamento de Estudos’ é voltado para os alunos do ensino médio e tem por objetivo incentivar o hábito de estudo em tempo integral e assim melhorar o desempenho em sala de aula e nas avaliações externas. As aulas do projeto são ministradas no contraturno escolar do aluno. Porém, as escolas também podem utilizar sextos horários ou sábados para o desenvolvimento do projeto. Os conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática deverão ser ofertados em todas as turmas. Ao todo, poderão ser ofertadas, no máximo, quatro conteúdos.

Orientação para as escolas

Antes de fazer a designação, as escolas que se encaixam nesse perfil devem ficar atentas a algumas orientações. A primeira medida a ser adotada é a realização de um estudo da demanda para o projeto, ou seja, saber quais são os conteúdos de interesse dos alunos para que as turmas sejam montadas. Essas turmas devem ter o mínimo de 25 e o máximo de 30 alunos. A carga horária não pode exceder 15 horas/aula por semana.

A partir deste estudo da demanda pelo ‘Aprofundamento de Estudos’ a escola deve verificar, dentro de seu quadro de professores, aqueles que desejam fazer extensão de carga horária. O segundo critério para o atendimento das turmas do projeto é verificar se, na escola, existem educadores excedentes nos conteúdos a serem trabalhados dentro do projeto.

Depois de esgotados esses critérios, a escola deve seguir as orientações da Resolução nº 2018 da SEE e informar, entre outras coisas, o perfil de educador que precisa. Como a designação é exclusiva para a atuação no projeto ‘Aprofundamento de Estudos’, a escola deve apresentar essa informação na página. Preenchido o formulário, a escola deve aguardar autorização da SEE para início das atividades

Para participar do projeto, o educador deve atender critérios como: ter habilitação no conteúdo a ser ofertado, ter disponibilidade para atender a escola no horário em que o projeto será desenvolvido, ter experiência no ensino médio e se comprometer em ministrar aulas e atividades inovadoras.  

Enviar para impressão