Destaque Estadual do prêmio será conhecido até o dia 10 de agosto

As 45 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) do Estado que tiveram escolas inscritas no prêmio Gestão Escolar já têm as suas representantes que vão concorrer como destaque do Estado. A Comissão Estadual, da Secretaria de Estado de Educação (SEE), já iniciou a análise dos dossiês e tem até o dia 10 de agosto para escolher a escola que representará Minas Gerais na etapa nacional do concurso.

A regional com o maior número de escolas inscritas é a SRE de Ponte Nova. Ao todo, 183 escolas municipais e estaduais concluíram o processo de inscrição. A diretora da Superintendência, Ana Maria Gomes, conta como foi o trabalho de conscientização. “A nossa equipe visitou escolas e fizeram várias reuniões. Fizemos um trabalho lindíssimo chamando a atenção para a importância da gestão e cumprimos todas as recomendações da Secretaria de Estado de Educação”.

Centro Estadual de Educação Continuada Professora Vera Parentoni, em Ponte Nova, foi a escola indicada pela SRE como destaque regional. Foto: Arquivo da Escola

O Centro Estadual de Educação Continuada Professora Vera Parentoni, em Ponte Nova, foi a escola indicada pela SRE como destaque regional. A diretora Terezinha Maria Lessa do Carmo atribui a indicação aos projetos desenvolvidos. “Desenvolvemos um trabalho em equipe e temos vários projetos de conscientização, como o ‘Vida por Vidas’. A iniciativa é uma parceria entre o Cesec e o Hemominas de Ponte Nova na qual os nossos alunos são estimulados, por meio de palestras, a doarem sangue”.

Já a Escola Estadual Nossa Senhora D’Abadia, em Uberaba, é a indicada da Superintendência Regional de Ensino de Uberaba. A diretora da escola, Rochele Boa Ventura Corrêa de Oliveira, ressalta as atividades desenvolvidas pela escola. “Estamos em uma área de vulnerabilidade social e estamos desenvolvendo um trabalho bem legal, como projetos de conservação do patrimônio e do espaço escolar e os trabalhos voltados para a prática esportiva. Estamos muito felizes pela indicação. A ansiedade pelo resultado é grande”. 

Todas as 45 escolas da SRE que se inscreveram para participar do prêmio Gestão Escolar receberam um adesivo que certificou a participação na iniciativa.

Escola Estadual Nossa Senhora D’Abadia, em Uberaba, é a indicada da Superintendência Regional de Ensino de Uberaba. Foto: Arquivo da Escola

Destaque Estadual

A Comissão Estadual tem até o dia 10 de agosto para avaliar os dossiês enviados pelas Superintendências e encaminhar ao Comitê Nacional do processo a escola selecionada em âmbito estadual. A escola vencedora do Gestão Escolar deve ser conhecida no mês de setembro. Das 4.243 escolas que concluíram as inscrições do prêmio, ou seja, que efetivaram as inscrições com o envio do dossiê às Comissões, 776 instituições são mineiras.

Prêmio Gestão Escolar

O Gestão Escolar é um prêmio que estimula iniciativas exitosas na educação básica pública. Cada unidade da federação seleciona seu destaque estadual/distrital. A escola selecionada na etapa nacional recebe R$ 30 mil. As seis finalistas ganham R$ 10 mil cada uma. Já a premiação das escolas selecionadas como “Destaques Estaduais” será definida pela Secretaria de Estado de Educação.

Por meio de uma parceria com a Embaixada dos Estados Unidos, aos diretores das escolas escolhidas como destaque nos estados e no DF é oferecida uma viagem de intercâmbio, onde conhecem experiências de escolas públicas americanas.

Criado em 1998, o Prêmio Gestão Escolar é uma iniciativa conjunta do Conselho Nacional de Secretários de Educação – Consed, da União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação – Undime, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), do Ministério da Educação (MEC), da Fundação Roberto Marinho, da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, do Instituto Unibanco, da Fundação Itaú Social, da Fundação Victor Civita, da Gerdau e da Fundação SM.

Enviar para impressão