Duzentos e cinquenta alunos atletas irão disputar as Paralímpicas em bocha, goaball, judô, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado
Duzentos e cinquenta alunos-atletas portadores de deficiência começam dia 02 de agosto, a maratona da seletiva estadual das Paralímpicas, no âmbito dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG). Os campeões desta etapa estadual, que acontecerá em Patos de Minas, serão selecionados para a fase nacional, Paralímpiadas Escolares, que terá lugar em São Paulo, entre os dias 15 a 20 de outubro. No circuito das competições os atletas estudantis disputarão bocha, goaball, judô, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado.

Esta será a primeira vez que as Paralímpicas irão acontecer no âmbito dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG). Segundo a analista da Secretaria de Estado de Educação e membro do Conselho Estadual de Esportes Celina Gontijo “este é o momento de inclusão e de aprendizagem para ambas as partes envolvidas. É sempre proveitoso conviver com o diferente”, observou a analista.
A Diretora de Desenvolvimento do Paradesporto da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (SEJ), Rosana Bastos, lembrou também que já existe uma grande expectativa por parte dos alunos. “Eles estão muito empolgados com esta perspectiva da competição. A ideia da convivência nos alojamentos, de poder representar uma equipe e eventualmente o estado na etapa nacional”, observou também Rosana.
Os atletas
O nadador Gustavo Nunes, de 12 anos, portador de paralisia motora do lado direito do corpo é um destes jovens par-alímpicos, que já está no circuito das grandes competições. Aluno do Ensino Fundamental da Escola Estadual Segismundo Pereira, em Uberlândia, o estudante integrou em 2011 o hall de atletas das Paraolimpíadas Escolares, e pretende conquistar novamente uma vaga para etapa nacional, e assim disputar a tão simbólica medalha. “Estou ansioso e também muito feliz por estar de novo no JEMG”, disse Gustavo por telefone.

Para professor de educação física, e ex-técnico da seleção brasileira paralímpica de natação, Gustavo Maciel Abrantes, “o torneio dá a chance de atletas menores de 14 anos participarem de uma competição de grande porte, o que não acontece em nenhum outro circuito esportivo brasileiro. E isso é muito rico, por que a experiência de um torneio estadual e nacional fica tangível para esses estudantes, e isso ajuda a consolidar as equipes. Os alunos têm a oportunidade de conhecer outras cidades, representar seu estado e tem contatos com outros atletas competidores”, avaliou o treinador, também, autor do blog Nado Paralelo Brasil.

No tênis de mesa, uma das mais novas modalidades olímpicas, Bruno Soares Martins, de 19 anos será um dos jovens que disputarão uma vaga na etapa nacional. O jovem que nasceu com uma limitação no braço esquerdo começou sua vida esportiva aos 12 anos, participando de torneios de ping pong na escola e depois no torneio inter-classe de futebol. Mais tarde, Bruno que é aluno da Escola Estadual Teotônio Vilela, migrou para o tênis de mesa onde disputou a Copa Brasil de Tênis de Mesa em 2010. Agora o atleta se concentra nas Paralímpicas, onde conquistou o 4º lugar. “Treino três vezes na semana na Associação dos Paraplégicos de Uberlândia. E o dia a dia já é um desafio para mim, mas é muito bom porque me movimento bastante e me divirto treinando. Estou com uma expectativa muito grande”, contou o atleta.
Capacitação de profissionais nas modalidades paraesportivas
O diretor de desenvolvimento de Paradesporto explicou ainda que a ideia da competição é chamar atenção dos profissionais para a possibilidade de trabalhar as modalidades paraesportivas. “Fizemos um mapeamento, este ano, das regiões do estado com mais carência de atletas, e promovemos algumas oficinas com professores renomados do paradesporto para difundir as atividades paradesportivas. Aproximadamente 300 profissionais de Minas ligados á área da educação física, da terapia ocupacional e da fisioterapeuta participaram e a adesão foi interessante. A SEEJ estuda agora uma forma de dar continuidade a este projeto, promovendo a formação anualmente”, explicou Eduardo.

Entre os anos de 2006 e 2010, a Secretaria de Estado de Educação, em parceria com o projeto federal Paralímpicos do Futuro, capacitou 488 professores da rede pública estadual mineira para educação física especializada para portadores de deficiência.
Quem quiser mais informações sobre o assunto pode ligar para a SEEJ nos números (31) 3915-4636 ou (31) 3915-4637.