Superintendências Regionais recebem as primeiras orientações para a realização do Fórum Estadual de Educação

A construção de uma política nacional de educação é feita em escala e as contribuições de Minas Gerais para essa ação foram reafirmadas hoje (19/07). Na manhã desta quinta-feira, os 47 diretores Superintendências Regionais de Ensino participaram de agenda com a nova coordenadora do Fórum Estadual de Educação de Minas Gerais, Sueli Duque Rodarte.

Na abertura do encontro, a secretaria Ana Lúcia Gazzola frisou o papel da Secretaria de Estado de Educação na contribuição para os Fóruns municipais e estadual de Educação. “Nós temos responsabilidades com a realização da Conferência Nacional de Educação. Temos que apoiar as cidades, com as Conferências Municipais, depois a realização da Estadual e a Nacional. Sem esse trabalho não conseguiremos criar uma política nacional de educação, a noção de sistema”.    

Diretores das 47 regionais se reuniram com a coordenadora do Fórum Estadual de Educação, Sueli Rodarte, nesta manhã. Foto: Hudson Menezes ACS SEE

Como as 47 SREs representam a Secretaria de Estado de Educação em todas as regiões do Estado, a coordenadora do Fórum, Sueli Rodarte, que também é diretora executiva da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais (Undime MG), explica a importância das regionais na mobilização dos municípios mineiros para os Fóruns municipais.

“Como coordenadora do Fórum, eu estou muito feliz com esse encontro, porque nós estamos vendo que o Fórum é um trabalho compartilhado e as Superintendências têm um papel primordial no direcionamento da educação no Estado. Cada uma delas em sua regional, com as 47 vices-presidências da Undime, que existem nas mesmas cidades pólo. Isso garante o sucesso do nosso trabalho”, lembrou a coordenadora.

Fórum Estadual de Educação

A eleição de Sueli Rodarte para a coordenação do Fórum Estadual de Educação de Minas Gerais ocorreu no último dia 11. Ela foi eleita, por unanimidade, por 13 membros plenos do FEEMG presentes nesta reunião extraordinária. Até a aprovação do regimento interno do Fórum e a eleição da nova coordenadora, a função era exercida pela secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola.

O Fórum Estadual foi instituído em Minas Gerais, por meio da Resolução SEE Nº 2078, de 29 de março de 2012. Ele é composto por representantes de diferentes segmentos da sociedade, como organizações, entidades de classe e instituições de ensino.

“Queremos levar a sociedade a um debate de educação, a fazer propostas, a fazer uma análise do Plano Nacional de Educação para que a gente tenha qualidade na educação e tenha também a equidade”, ressaltou Sueli Rodarte.

Enviar para impressão