Encontro permitiu que a família participasse da formulação do Plano de Intervenção Pedagógica

Pai de um aluno do 9°ano do ensino fundamental da Escola Estadual Afonso Pena, Rogério Ferreira de Freitas foi um dos primeiros a chegar à escola no último sábado (07/07). O motivo de sua visita à instituição de ensino, neste que foi considerado um dia letivo, foi a segunda etapa do Dia D, denominada “Toda comunidade participando”, momento em que a comunidade escolar se reuniu para mostrar às famílias o desempenho da escola, avaliado pelo Proalfa (Programa de Avaliação da Alfabetização) e Proeb (Programa de Avaliação da Educação Básica), e permitiu que os responsáveis pelos alunos participassem da elaboração do Plano de Intervenção Pedagógica(PIP) com sugestões de melhorias.

Preocupado em sempre acompanhar de perto as atividades escolares, Rogério acredita que “o processo de educação tem que acontecer em conjunto, unindo escola e família. A participação dos pais é uma forma de melhorar a qualidade da educação e as questões relacionadas à disciplina dos alunos”. Querendo ver a ascensão dos índices de avaliação, sugeriu que “fosse firmada uma parceria com as universidades para trazer estagiários para as escolas estaduais, que possam dar aulas de reforço para os alunos que têm dificuldades em português ou matemática. E, se a escola aumentar a comunicação com as famílias poderá, dessa maneira, favorecer o voluntariado para este mesmo fim”, disse.

No último sábado, pais e educadores se reuniram para discutir o Plano de Intervenção pedagógicas das escolas estaduais. Foto: Isadora Doehler ACS SEE

Taciana Lacerda Araújo, mãe de aluno do 2°ano do ensino fundamental, ficou satisfeita com a reunião: “Acho a escola muito boa, vejo que dão muita atenção aos alunos”, afirmou. Para ela, a escola “poderia aumentar o número de reuniões como essa, para aproximar ainda mais as famílias”, sugeriu.

A diretora da escola, Ana Cristina de Oliveira Assis, conduziu a reunião ao lado do vice-diretor, Orlando Almeida, e de vários professores. “O encontro foi a culminância do Dia D, quando somamos as críticas e sugestões dos pais ao que já foi discutido e sugerido pela comunidade escolar na quarta-feira. Dar aos pais a responsabilidade de contribuir e se envolver é importante para a escola e para o aluno”, disse ela.

Após o término da reunião, o clima não poderia ser melhor: com quadrilha, brincadeiras e comidas típicas, pais, alunos, professores e demais funcionários da escola deram início à tão esperada festa junina, que é também uma outra forma de unir a família à comunidade escolar.

Na EE Afonso Pena, em Belo Horizonte, o encontro serviu para aproximar família e escola com foco nos alunos. Foto: Isadora Doehler ACS SEE

Histórico

Na quarta-feira, último dia04, aconteceu a primeira etapa do Dia D, chamada "Toda escola deve fazer a diferença". Nesse dia, as aulas foram suspensas nas 3.762 escolas estaduais para que professores, diretores e especialistas pudessem planejar as metas de melhoria na aprendizagem, tomando como base os resultados das avaliações aplicadas em Minas Gerais.

Leia mais:

Dia D: professores desenvolvem força-tarefa para definir novos projetos pedagógicos