Nesta quarta-feira (04-07), a rotina das 3.762 escolas da rede pública estadual de ensino de Minas Gerais foi alterada. Na verdade, as aulas regulares não irão acontecer em todo o estado. O objetivo é aproveitar esta "parada estratégica" para repensar as estratégias de ensino. Hoje, o dever de cassa é dos educadores, analistas e técnicos, que estão reunidos para elaborar o plano pedagógico escolar.
Para que esse plano se reverta no bom desempenho dos cerca de 2,3 milhões de estudantes da educação básica, as escolas estaduais analisam, ao longo dos três turnos, os resultados das avaliações educacionais: Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) e do Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb). Esse momento de discussão é conhecido como o ‘Dia D - Toda escola deve fazer a diferença' e para e, em virtude do encontro, o dia não é considerado letivo nas escolas da rede.
Analistas educacionais e especialistas que atuam no Programa de Intervenção Pedagógica (PIP), na sede da Secretaria de Estado de Educação, visitarão as escolas. O mesmo trabalho será feito nas 47 Superintendências Regionais de Ensino, localizadas em todo o Estado. Ao todo, cerca de mil educadores vão contribuir na construção do plano pedagógico das escolas mineiras.
"A avaliação é um direito: do professor, dos alunos, dos pais e responsáveis. O trabalho realizado ao longo do ano, o cumprimento das metas, os frutos do investimento feito, tudo isso transparece na avaliação. É, ainda, um recurso de planejamento para a escola, ao oferecer elementos para propor e programar medidas e estratégias de curto e médio prazo", explica a secretária de Estado de Educação Ana Lúcia Gazzola.

Comunidade também participa
No próximo sábado (07/07), o plano pedagógico será apresentado à comunidade escolar, com o ‘Dia D - Toda comunidade participando'. Na ocasião, familiares e responsáveis pelos alunos também poderão propor ações com foco na qualidade do ensino e desempenho dos estudantes dos ensinos fundamental e médio.
"A importância da participação de todas as escolas e da comunidade é fundamental para o desenvolvimento do Programa de Intervenção Pedagógica. Pesquisas mostram que as melhores escolas são aquelas que toda comunidade participa", lembra a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Raquel Elizabete.
Mensagem aos educadores e familiares
Em virtude do Dia D ‘Toda escola deve fazer a diferença', a secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, gravou uma mensagem dirigida aos professores, diretores, analistas e inspetores, dando ‘boas vindas' aos educadores para esse dia de planejamento nas escolas de Minas. O depoimento da secretária de Estado de Educação será exibido pelo canal Minas Saúde no dia 04 de julho, às 7 horas, 13 horas e 19 horas.
Os horários foram pensados de acordo com os turnos em que funcionam as aulas nas escolas da rede. Todas essas escolas da rede estadual de ensino possuem antenas que retransmitem a programação do Canal.
No próximo sábado, com o ‘Dia D - Toda comunidade participando', será exibida outra mensagem, dessa vez destinada aos pais e responsáveis. As transmissões do depoimento também ocorrerão às 7 horas, 13 horas e 19 horas pelo Canal Minas Saúde.