Cerca de 600 educadores se reúnem esta semana para discutir as contribuições da avaliação educacional para o ensino

Mais que perguntas e respostas que testam o conhecimento sobre um determinado assunto, as avaliações educacionais podem oferecer um importante suporte aos professores e especialistas nas escolas. Com esse ponto de partida teve início nessa terça-feira (22/05), o ‘Encontro de Avaliação Educacional: Trabalhando os Resultados do Simave’. A capacitação reúne cerca de 600 educadores de todas as regiões do Estado no Instituto de Educação de Minas Gerais, em Belo Horizonte.

Na solenidade de abertura, a secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, explicou que encontros como esse representam uma oportunidade para a troca de experiências. “Essas capacitações contínuas são muito importantes, não só pelos aspectos teóricos e metodológicos, mas pela troca de boas práticas. O grupo constrói uma coesão para garantir uma intervenção qualificada em todo o Estado. Temos um modelo bem sucedido no qual continuamos a investir muito”, apontou.

A capacitação vai até o próximo dia 25. Durante o encontro, os responsáveis pelo Programa de Intervenção Pedagógica (PIP) e pelos exames do Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (Simave) assistirão a palestras e participarão de oficinas. Entre os temas a serem abordados durante os quatro dias estão: ‘A influência dos fatores associados na avaliação externa’ e ‘Analisando os Projetos Político – Pedagógicos das escolas estaduais para garantir a sua reestruturação’.

Cerca de 600 educadores participam de capacitação sobre avaliação educacional. Foto: Hudson Menezes ACS SEE

“Temos que reforçar a ideia da avaliação como o caminho a ser traçado na busca por uma aprendizagem de qualidade”, destacou a analista educacional da Superintendência Regional de Ensino de Nova Era, Francinei Rodrigues Santiago.

Para a analista educacional da Superintendência Regional de Ensino de Manhuaçu, Fátima Gonçalves de Souza Costa, as discussões do encontro vão qualificar o diálogo entre o educador que visita a escola e o professor. “Com essa discussão sobre as avaliações, nós podemos orientar melhor as escolas no processo de intervenção pedagógica”.

A relação entre professor e aluno é outra que pode melhorar a partir da intervenção pedagógica. “Sabendo utilizar as avaliações para traçar um bom plano pedagógico, o professor consegue dar mais qualidade ao seu tempo de aula e ao seu tempo com o aluno”, analisa a diretora educacional da Superintendência Regional de Ensino de Pará de Minas, Silvânia de Fátima Belmonte.

O ‘Encontro de Avaliação Educacional: Trabalhando os Resultados do Simave’ é um trabalho integrado da Superintendência de Avaliação Educacional com a Superintendência de Desenvolvimento da Educação Infantil e Fundamental.

Simave

O Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (Simave) é composto pelos exames do Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa), Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb) e o Programa de Avaliação de Aprendizagem Escolar (PAAE).

Com essas ações, a Secretaria realiza diagnósticos educacionais para identificar as necessidades e as demandas do sistema de ensino, das escolas, dos professores e dos alunos. Com os dados, a SEE desenvolve ações para qualificação de educadores, valorização da escola pública e o fortalecimento da qualidade da educação em Minas Gerais.