Iniciativa com foco na elaboração do planejamento pedagógico será desenvolvida em todas as escolas da rede

Ao partir da ideia de que a escola é um espaço que transforma quem por ela passa, educadores da rede estadual de ensino se reúnem nesta quarta-feira (04/07) para elaborar o plano pedagógico de cada uma das 3.762 escolas. Essa ação irá nortear os trabalhos a serem desenvolvidos com os alunos durante o ano letivo. Para que esse plano se reverta no bom desempenho dos cerca de 2,3 milhões de estudantes da educação básica, as escolas estaduais realizarão uma análise dos resultados das avaliações educacionais. Esse momento de discussão é conhecido como o ‘Dia D – Toda escola deve fazer a diferença’ e para e, em virtude do encontro, o dia não é considerado letivo nas escolas da rede. 

“Nesse dia, a escola, junto com seus professores, diretores e especialistas vai analisar os resultados do Programa de Avaliação da Alfabetização e do Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica, verificar o desempenho dos alunos, as suas dificuldades e as metas a serem atingidas. Eles também farão o Plano de Intervenção Pedagógica da escola que depois será apresentado à comunidade escolar. É um momento importante, porque a partir dele, a escola ainda tem seis meses para fazer a intervenção com o aluno, contribuindo para o seu desempenho escolar”, explica a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Raquel Elizabete de Souza Santos.

Educadores da rede estadual vão se reunir para elaborar Plano de Intervenção Pedagógica das escolas. Foto: Arquivo SEE

Para contribuir com a elaboração do Plano de Intervenção Pedagógica da escola, a Secretaria de Estado de Educação também vai a campo. Analistas educacionais e especialistas que atuam no Programa de Intervenção Pedagógica (PIP), na sede da SEE, visitarão as escolas. O mesmo trabalho será feito nas 47 Superintendências Regionais de Ensino, localizadas em todo o Estado. Ao todo, cerca de mil educadores vão contribuir na construção do plano pedagógico das escolas mineiras.

 Comunidade também participa

No próximo sábado (07/07), o plano pedagógico será apresentado à comunidade escolar, com o ‘Dia D – Toda comunidade participando’. Na ocasião, familiares e responsáveis pelos alunos também poderão propor ações com foco na qualidade do ensino e desempenho dos estudantes dos ensinos fundamental e médio.

 “A importância da participação de todas as escolas e da comunidade é fundamental para o desenvolvimento do Programa de Intervenção Pedagógica. Pesquisas mostram que as melhores escolas são aquelas que toda comunidade participa”, lembra a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica.
Elaborado o Plano de Intervenção, a escola coloca em prática as medidas propostas.

Recado aos educadores e familiares

Em virtude do Dia D ‘Toda escola deve fazer a diferença’, a secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, gravou uma mensagem dirigida aos professores, diretores, analistas e inspetores, dando ‘boas vindas’ aos educadores para esse dia de planejamento nas escolas de Minas. O depoimento da secretária de Estado de Educação será exibido pelo canal Minas Saúde no dia 04 de julho, às 7 horas, 13 horas e 19 horas.

Os horários foram pensados de acordo com os turnos em que funcionam as aulas nas escolas da rede. Todas essas escolas da rede estadual de ensino possuem antenas que retransmitem a programação do Canal.

No próximo sábado, com o ‘Dia D – Toda comunidade participando’, será exibida outra mensagem, dessa vez destinada aos pais e responsáveis. As transmissões do depoimento também ocorrerão às 7 horas, 13 horas e 19 horas pelo Canal Minas Saúde.

 

Enviar para impressão