Encontro será realizado em Brasília e irá selecionar os representantes brasileiros no Parlamento Juvenil do Mercosul
A Secretaria de Estado de Educação (SEE) já selecionou os três estudantes mineiros que irão participar de um encontro nacional, em Brasília, que vai escolher os representantes brasileiros no Parlamento Juvenil do Mercosul, órgão internacional que tem entre seus objetivos criar um espaço de discussão sobre o Ensino Médio entre os jovens. Minas Gerais será representada pelos estudantes Brenda da Silva Louback Ferreira, Gustavo Henrique de Souza Medrado e Pedro Augusto Soares de Menezes. O encontro nacional será realizado entre os dias 01 e 03 de agosto.
Os estudantes foram selecionados por meio de um concurso de redação que teve como tema ‘Ensino Médio que queremos’. A SEE recebeu cerca de 200 redações. O estudante do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual do Parque São Jorge, em Uberlândia, Gustavo Henrique de Souza Medrado, decidiu participar do concurso para ter a oportunidade de propor melhorias para o ensino médio. “Eu acho que é a nossa vez de expor o que pensamos e buscar melhorias para o ensino médio. A minha expectativa é grande e eu ainda não sei o que vou apresentar no evento, vou conversar com meus colegas da escola para ver o que eles acham que precisa melhorar”.

Minas no Parlamento
A última edição do Parlamento Juvenil do Mercosul contou com a presença da ex-aluna Escola Estadual Doutor Geraldo Parreiras, em João Monlevade, Bárbara Fraga. Para a estudante que encerra, este ano, um mandato de dois anos, a experiência foi única. “O Parlamento me trouxe conhecimentos que nenhuma grade curricular trouxe. A experiência me proporcionou conhecimentos culturais e relacionamentos interpessoais. No Parlamento, você tem a oportunidade de conhecer vários lugares e pessoas importantes que tomam decisões que refletem em toda sociedade. O jovem selecionado vai ter grandes responsabilidades, porque vai estar representando o Estado e terá que pensar em ações que vão ajudar todos os estudantes mineiros”.
Parlamento Juvenil do Mercosul
O Parlamento Juvenil do Mercosul é um Projeto de participação juvenil que teve origem no Uruguai e é apoiado por Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai e Venezuela. Ele se propõe a contribuir para a formação política e cidadã dos jovens, dando-lhes ferramentas para que participem ativamente dos grupos e comunidades de que fazem parte.
Os parlamentares juvenis estaduais têm mandato de dois anos e durante esse período participam de diversas ações de integração e formulação de propostas para melhoria do ensino médio.