Secretaria de Estado de Educação já autorizou 270 escolas da rede estadual a iniciarem as aulas do Aprofundamento de Estudos
Três vezes por semana, no contraturno das aulas, a estudante Débora Marçal de Souza, vai para escola aprimorar seus conhecimentos em Matemática, Língua Portuguesa, Física e Química. Ela participa do projeto ‘Aprofundamento de Estudos’, iniciativa da Secretária de Estado de Educação (SEE) voltada para os alunos do ensino médio e que tem por objetivo incentivar o hábito de estudo em tempo integral e assim melhorar o desempenho em sala de aula e nas avaliações externas.
“Eu decidi fazer as aulas para aprender mais. Tem coisas que estão sendo ensinadas no Aprofundamento que eu já tinha visto na aula, mas tinha esquecido. Além disso, as aulas podem me ajudar mais para frente quando for fazer um vestibular”, ressalta a estudante do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Deputado Simão da Cunha, em Betim.
A Escola Estadual Deputado Simão da Cunha está entre as mais 270 escolas da rede estadual de ensino que já receberam autorização da SEE para iniciar as aulas do Aprofundamento. Na escola, as aulas são ministradas nas segundas, quartas e sextas-feiras. É o segundo ano que a escola oferta o projeto e segundo a diretora, Marli Souza Batista, tem dado resultado. “Este ano, para formar as turmas fizemos um mutirão e levamos os alunos para tirar CPF, que é o documento necessário para a inscrição do estudante. Os alunos gostam muito do projeto e sempre se destacam nos vestibulares. Os professores também fazem um trabalho maravilhoso”.

Na Escola Estadual Messias Pedreiro, em Uberlândia, as aulas também são oferecidas três vezes por semana. Além de Língua Portuguesa e Matemática também são ofertadas as disciplinas de Química, Física e Biologia. O professor de Biologia, Ulisses Pagliuso Júnior, conta como são as aulas. “Aqui na escola são seis turmas. O Aprofundamento se baseia mais em exercícios. Pegamos questões que já foram aplicadas em vestibulares, principalmente no concurso da Universidade Federal de Uberlândia, que é o foco dos nossos alunos. A partir dos exercícios ministramos os conteúdos”.
Escolas ainda podem se inscrever no Aprofundamento de Estudos
Continuam abertas as inscrições para o Aprofundamento de Estudos. A inscrição de alunos, turmas e professores que irão atuar no Aprofundamento deverá ser feita pelo diretor da escola no link do sítio do projeto . Desde que foi aberto o período de inscrições, mais de 33 mil estudantes já foram inscritos.
Para efetivação do cadastro é necessário que as escolas formem turmas de no mínimo 25 alunos e no máximo 30. Além disso, os professores interessados em ministrar as aulas do projeto deverão ter, entre outras coisas, experiência pedagógica no desenvolvimento de atividades inovadoras, além de disponibilidade para participar de cursos de capacitação que poderão ser ofertados pela SEE. As aulas do projeto serão ministradas no contraturno escolar do aluno. Porém, as escolas também poderão utilizar sextos horários para o desenvolvimento do projeto.
Em 2012, serão ofertadas 100 mil vagas aos alunos do ensino médio. Os conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática serão ofertados em todas as turmas. Além disso, poderão ser incorporadas mais três disciplinas de interesse dos alunos.