Inscrições podem ser feitas até o dia 10 de agosto
Os estudantes mineiros devem ficar atentos ao prazo de inscrição para a 4ª Olimpíada Nacional em História do Brasil. A competição desafia estudantes e professores a estudar a história do Brasil por meio de textos, documentos, imagens e mapas, ao longo de questões de múltiplia e da realização de tarefas especiais. As inscrições poderão ser feitas até o dia 10 de agosto pelo site da competição. As taxas de inscrições são de R$ 21 para escolas públicas e R$ 45 para escolas particulares.
Podem se inscrever na Olimpíada, alunos do 8º ano do ensino fundamental ao ensino médio de escolas públicas e privadas do país. Os participantes deverão se organizar em equipes compostas por três estudantes. Cada equipe deverá ter um professor de História como orientador.
Durante a competição, os estudantes participam de cinco fases online, onde fazem provas teóricas e uma fase presencial. Os competidores que se destacam são premiados com medalhas. O gabarito oficial de cada fase online será publicado após o final da quinta fase da Olimpíada. Cada fase online tem a duração exata de seis dias. Para a 4ª Olimpíada Nacional em História do Brasil, as fases serão iniciadas às segundas feiras e finalizadas aos sábados, permitindo que as equipes tenham ao menos um encontro com os seus professores de história, conforme os seus horários escolares, ao longo da semana.
A 4ª Olimpíada Nacional em História do Brasil premiará alunos, professores e escolas participantes, baseando-se no resultado ponderado do desempenho das equipes nas fases online e nas provas da fase final presencial. A divulgação da lista dos premiados é de responsabilidade da Comissão Organizadora da Olimpíada Nacional em História do Brasil e se dará, segundo o calendário oficial no site www.mc.unicamp.br.
Minas na Olimpíada
Na última edição da competição, mais de 1500 equipes de Minas Gerais participaram da Olimpíada. Ao todo, mais de 4500 alunos participaram da competição.