Curso ‘Adolescentes e a nova onda’ é voltado para alunos a partir dos 14 anos

Estudantes a partir de 14 anos podem se inscrever para participar do curso ‘Adolescentes e a nova onda’. Durante o curso, os jovens das escolas públicas mineiras vão ter a oportunidade de ampliar os conhecimentos em ações de prevenção, tratamento, reinserção social e promoção de saúde, na área de dependência química. O curso a distância será ofertado por meio do canal Minas Saúde e da plataforma Moodle. As inscrições podem ser feitas no site do Canal Minas Saúde (www.canalminassaude.com.br ). A expectativa é que 30 mil jovens participem do curso organizado pelas Secretarias de Estado de Educação e de Saúde.

Em uma linguagem que objetiva o contato direto com o público adolescente, o curso ‘Adolescentes e a nova onda’ será ofertado de forma online. Com duração de quatro semanas, o curso será organizado em sete módulos e diversas atividades. Entre elas estão: a discussão do conceito de drogas e técnicas de enfrentamento e prevenção de comportamento de risco. Em todas essas temáticas, o jovem será convidado ao protagonismo, no enfrentamento da dependência química.

A superintendente de Desenvolvimento do Ensino Médio, Audrey Regina Oliveira, ressalta a importância das escolas darem assistência aos estudantes que queiram fazer o curso na escola. “É importante que as escolas realizem ações direcionadas para os alunos que necessitem utilizar o laboratório da escola para fazer o curso. Para isso, é preciso criatividade da parte dos diretores, especialistas e professores”.

O curso é ofertado pelo Programa Aliança Pela Vida, ação intersetorial do Governo de Minas, que está ampliando sua atuação junto aos jovens das escolas públicas mineiras.

Ação Intersetorial

A primeira edição do ‘Aliança pela Vida – Curso de Extensão: Prevenção em Pauta’ certificou cerca de 20 mil servidores, em dezembro de 2011. A segunda edição, em andamento, conta com a participação de 10 mil pessoas, sendo cerca de três mil profissionais da educação. O curso também contempla profissionais da saúde, assistência social, defesa social, sistema prisional, sistema sócio-educativo e agentes e líderes comunitários.

O curso é uma ação intersetorial do Governo de Minas e conta com a participação da Secretaria de Estado de Educação, Secretaria de Estado de Saúde, Secretaria de Estado de Defesa Social e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social.

Enviar para impressão