Candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio poderão contar a partir de agosto com nova edição do “Plantão ENEM”

Os estudantes que tiverem interesse em participar da prova do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM), este ano, devem ficar atentos ao prazo de inscrição, que vai até esta sexta-feira, 15. O candidato poderá fazer o cadastro através do site do ENEM até as 23h59. O pagamento da taxa de inscrição, que custa R$ 35, poderá ser efetuado, no entanto, até dia 20 de junho, via boleto bancário. Para se inscrever o aluno precisa fornecer o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o número de documento de identidade (RG).

De acordo com o edital do ENEM, as provas serão realizadas nos dias 03 e 04 de novembro, quando serão aplicadas as provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escola e uma redação. As provas vão tratar de quatro áreas de conhecimento do ensino médio: ‘Ciências humanas e suas tecnologias’, ‘ Ciências da natureza e suas tecnologias’, ‘Linguagens, códigos e suas tecnologias e redação’, e ‘Matemática e suas tecnologia’.

É importante destacar ainda que os participantes do Enem, maiores de 18 anos, que não concluíram a escolarização básica podem participar do exame e pleitear com sua nota a certificação no ensino médio. Para receber a certificação, é necessário tirar nota mínima de 450 nas quatro provas e 500 na redação.

Parceria entre Educação e Rede Minas, Plantão Enem tira dúvidas sobre o exame. Foto: Divulgação

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela organização do ENEM, informou também que para este ano estão previstas mudanças relacionadas á correção da prova de redação. A prova dissertativa passará pelo crivo de dois corretores que irão avaliar as provas de forma independente, sem que um saiba a nota do outro. As informações detalhadas sobre o cálculo das notas finais estão no edital. Para auxiliar os candidatos, o Inep irá divulgar em julho um manual com orientações aos candidatos sobre a prova de redação.

Plantão Enem volta a Rede Minas

A partir de agosto, o programa “Plantão Enem” da Rede Minas irá voltar á programação do canal, com 10 novos programas e 36 quadros de dois minutos sobre conhecimento. Seguindo o modelo da primeira edição, que foi ao ar em setembro do ano passado, os programas serão transmitidos ao vivo, todos os sábados pela manhã – de 10 às 11h – e trarão especialistas de três áreas do conhecimento para discutir temas específicos. O programa contará também com o canal “Fale Conosco”, por onde os candidatos poderão enviar suas duvidas e sugestões de abordagem. Todo o conteúdo do “Plantão ENEM” terá ainda a transmissão na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

A Rede Minas irá oferecer igualmente as pílulas de vídeos com conteúdo sobre ENEM, que terão duração de dois minutos. Estas pílulas irão ao ar de segunda à sábado, das 18h às 19h30, a partir de setembro.

Reprises do Plantão do ano passado vão começar a ser exibidas este mês. Foto: Divulgados

Além disso, a Secretária de Estado de Educação (SEE-MG), em parceria com o canal irá disponibilizar para o público interessado um sítio que irá hospedar todo o conteúdo do “Plantão ENEM” já veiculado na Rede Minas. Serão também reprisadas as edições do programa produzido no ano passado, no final de julho.

A superintendente de Ensino Médio, Audrey Regina Oliveira, informou que a SEE-MG está se esforçando para contar com os melhores consultores, que irão ao ar, e com informações de ponta para o “Plantão ENEM” que tem o objetivo de reforçar a preparação dos estudantes candidatos para o exame. Os consultores elaboram também todo o conteúdo técnico e teórico que é discutido no programa. “É importante também que os alunos fiquem atentos à nova metodologia de redação, que vai garantir aos alunos maior objetividade e segurança na correção das provas, a partir destes critérios de objetividade, como a inclusão de um terceiro corretor da banca examinadora de excelência, caso haja discrepância de mais de 200 pontos entre a correção de um avaliador e outro”.  

 

Enviar para impressão