Novo prazo de inscrição vai até dia 18 de junho, próxima segunda-feira
Escolas e professores devem ficar atentos ao último prazo de inscrição para a 6ª edição do Prêmio Educar para Igualdade Social. O prazo que ia até o 31 de maio foi prorrogado para o dia 18 de junho, com o intuito de ampliar a adesão dos educadores a esta iniciativa que existe desde 2002.
Coordenado pela organização não-govenamental Cento de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades, em pareceria com o banco Santander, o prêmio foi criado com o objetivo de desenvolver entre outras coisas, materiais pedagógicos que auxiliem o educador e a escola a tratarem adequadamente o tema da diversidade e da igualdade étnico-racial em sala de aula, além de difundir e ampliar as experiências educacionais, conduzidas por gestores, educadores e estudantes.
No site de inscrição, onde se encontram o edital completo, a ONG disponibiliza as últimas 40 práticas premiadas, como a “Qualidade da Água em uma Comunidade Quilombola”, de uma escola pernambucana, “Política Cultural e Indígena na Escola Utapinopona Tuyuka”, e “Mala da diversidade”, dos estados do Amazonas e São Paulo.
Lembrando que estão aptos a participar as escolas públicas e particulares que ofertam a educação básica (infantil, fundamental e médio), em todo o país e que desenvolvem ações com foco na igualdade étnico-racial. O concurso é dividido em duas categorias. Uma delas é destinada aos professores e a outra às escolas. Cada participante poderá se inscrever em apenas uma categoria e a experiência pedagógica deve ter sido desenvolvida entre os anos de 2009 e 2011, em qualquer uma das áreas de conhecimentos estudadas na educação básica, bem como ações interdisciplinares.
Para participar, o interessado deve se inscrever na página do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades, ou via Correios, (CEERT – Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades, Rua Duarte de Azevedo, 737, Santana, CEP 02036-022 – São Paulo – SP). Serão aceitos apenas os trabalhos devidamente acompanhados da ficha de inscrição, com os dados pessoais do participante e a identificação do trabalho que deverá ser digitalizado, datilografado, ou escrito em letra de forma. Somente após o recebimento do número de inscrição, o professor ou diretor/coordenador pedagógico, poderão ser considerados inscritos.