A partir do encontro, o plano de intervenção pedagógica será elaborado com as escolas e apresentado à comunidade

Entre os dias 04 e 06 de junho, analistas educacionais, inspetores e educadores que atuam com a intervenção pedagógica participam de capacitação nas 47 Superintendências Regionais de Ensino. Esses profissionais vão atuar no ‘Dia D – Toda a escola deve fazer a diferença e Toda a comunidade participando’. Nesses dias, serão elaborados os planos pedagógicos de cada escola, a partir dos resultados nas avaliações educacionais. Esse plano de intervenção será apresentado a toda comunidade escolar para que escola e família possam acompanhar, em conjunto, a trajetória escolar do aluno.

Nessa capacitação que antecede o ‘Dia D’, os educadores das regionais de ensino discutem o Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (Simave) e o trabalho a ser desenvolvido a partir dos resultados das escolas no Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) e do Programa de Avaliação da Rede Pública da Educação Básica (Proeb).

Educadores da SRE de Barbacena se reunem para preparação do Dia D com as escolas. Foto: SRE Barbacena

“Para esse trabalho vamos realizar oficinas a partir das orientações que tivemos do encontro em Belo Horizonte. Os educadores que acompanham as escolas também começarão a traçar as estratégias para o plano de intervenção nas escolas. Já falamos com os diretores que nos reuniremos com eles e os especialistas das escolas em pólos para os primeiros repasses do ‘Dia D’”, explica a supervisora da Diretoria Educacional da Superintendência de Barbacena, na Zona da Mata.

Dia D

O ‘Dia D’ ocorre em duas datas. A primeira delas será 04/07 com o chamado ‘Toda escola deve fazer a diferença’. Neste dia as 3.762 escola de Minas Gerais irão parar todas as suas atividades para avaliarem os indicadores de desempenho escolar dos estudantes. Nesse dia, os educadores suspendem as aulas para analisarem os boletins das avaliações externas aplicadas nas escolas mineiras (Proalfa e Proeb). A partir da análise é elaborado o plano de intervenção pedagógica da escola.

Já no dia 07/07, haverá o segundo momento chamado de ‘Toda a comunidade participando’. Nesse dia, o desempenho das escolas nas avaliações externas, bem como o plano de intervenção elaborado será apresentado à comunidade escolar. Os pais e alunos também poderão propor ações para a melhoria do desempenho da escola. 

Enviar para impressão