As duas alunas da escola estadual de Uberlândia participaram de reunião realizada na última sexta-feira na Superintendência
Imaginação, criatividade e domínio da Língua Portuguesa são atributos importantes para quem pretende produzir um bom texto. Duas alunas da Escola Estadual Parque São Jorge, de Uberlândia, mostraram que possuem essas características e muito talento. Elas participam de concursos de redação e, na última sexta-feira (11/05), foram homenageadas pelo bom desempenho nas competições. O reconhecimento ocorreu em reunião realizada com os diretores de escolas na Superintendência Regional de Ensino de Uberlândia, no Triângulo Mineiro. Dhiulliana Neto Aparecida, de 15 anos, ficou em primeiro lugar no Estado no do 41º Concurso Internacional de Cartas promovido pelos Correios (2012) e Yasmin Rosa Ferreira, de 16anos, foi a vencedora da Superintendência no Concurso de Redação da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG), sobre os 300 anos do Ciclo do Ouro (2011).
Exemplos de dedicação, as duas alunas que atualmente cursam o 2º ano do Ensino Médio, são da mesma turma e tiveram a mesma professora como orientadora dos trabalhos. Mas a premiação das alunas não foi obra do acaso, mas resultado de muito esforço das jovens e também da equipe pedagógica da escola.
A professora de Língua Portuguesa, Maribeth Paes, desenvolve um projeto de redação com seus alunos e incentiva a participação de todos em competições de conhecimento. A educadora, orgulhosa, fala do resultado alcançado: “nossa escola está localizada em periferia e os alunos andavam muito desmotivados. O foco principal do projeto é trabalhar a autoestima dos meninos e demonstrar que todos podem ser vencedores, que todos eles têm muito potencial. É maravilhoso ver o resultado e saber que fiz parte dessa conquistadas minhas alunas”.

Regina Maria, diretora da escola, não mede palavras para elogiar o esforço da professora e das alunas premiadas. “Esse é o resultado de um trabalho em equipe, no qual todos tiveram participação. Demonstra que todo o esforço da nossa equipe pedagógica, todos os projetos que desenvolvemos para melhorar a qualidade do ensino na escola estão dando resultado. Temos muito orgulho dos nossos alunos e, especialmente da Dhiulliana e da Yasmin”, destacou.
Do concurso à conquista
Para vencer a etapa estadual do Concurso Internacional de Cartas promovido pelos Correios, Dhiulliana precisou se dedicar ao estudo sobre os Jogos Olímpicos de 2012. O concurso propunha que os alunos escrevessem cartas a um atleta que considerassem um ídolo e contassem o significado que tinham os Jogos Olímpicos para eles.
Dhiulliana escolheu César Cielo e escreveu uma carta falando da sua admiração por ele. Dhiulliana teve uma surpresa quando recebeu em casa uma embalagem pelos Correios endereçada a ela com o atleta como remetente. Na embalagem, o presente carinhoso de Cielo trazia, entre outros itens, o boné oficial da Seleção Brasileira autografado. Na carta, Cielo agradeceu a aluna pelo carinho e demonstrou admiração às palavras que lhe renderam o prêmio. A premiação da estudante ocorreu na sexta-feira, na própria sexta-feira.
Já Yasmin, precisou estudar muito sobre a história do ciclo do ouro em Minas e sua relação com o município. “O título da minha redação foi As Minas que habitam em mim, relacionei a história do ciclo do ouro em Minas com minha história pessoal, o prêmio me incentivou muito. Sempre gostei de escrever e ver meu texto ser premiado é muito bom”, revelou a aluna.
As alunas foram elogiadas pela secretária Ana Lúcia Gazzola durante a visita à Superintendência Regional de Ensino de Uberlândia. "As meninas merecem os parabéns e também a professora que orientou os trabalhos e a diretora. Tenho certeza de que esses são exemplos bem sucedidos do esforço pela qualidade do ensino na escola. As premiações das duas alunas são o resultado de um trabalho bem feito na escola".
Os concursos
O 41º Concurso Internacional de Redação de Cartas foi promovido pela União Postal Universal (UPU), entidade da ONU que incorpora os operadores postais. E no Brasil, o concurso teve organização pelos Correios. Os alunos vencedores de cada estado receberam um notebook e tiveram suas fotos impressas em selos que vão circular nas cartas que viajarem pelo Brasil. A vencedora da etapa nacional foi Joyce Lima Moreno da Escola Maria Carvalho, localizada em Pojuca, na Bahia.
O concurso de redação “Eu, minha cidade e os 300 anos do Ciclo do Ouro em Minas" foi promovido pela Secretaria de Estado de Educação em parceria com a ALMG para homenagear o tricentenário das cidades de Ouro Preto, Mariana e Sabará, comemorado em 2011. Participaram estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio de escolas públicas federais, estaduais e municipais. Mais de 90 estudantes foram premiados em todas as regiões do Estado. Os alunos vencedores e também as professoras orientadoras ganharam um notebook, além de uma quantia em dinheiro para a escola e também uma viagem para as cidades históricas.