Servidores das regionais e diretores das escolas discutiram temas de interesse para as próximas capacitações oferecidas pela Escola de Formação

Durante o encontro promovido nas Superintendências Regionais de Ensino de Uberaba e Uberlândia na última semana (10 e 11/05, respectivamente), projetos destaque da Magistra - Escola de Formação dos profissionais da educação, que acontecerão durante o ano de 2012, foram apresentados e discutidos com os diretores das escolas e funcionários das Superintendências. Entre as ações previstas estão o debate de temas importantes da educação mineira com teóricos e pesquisadores e o intercâmbio de professores para a troca de experiências pedagógicas.

O primeiro projeto é a ‘Roda de Conversas’, que consiste em ciclos de debates sobre temas importantes da educação com participação de teóricos, pesquisadores e nomes importantes da educação mineira. Os debates serão gravados e transmitidos pelo Canal Minas Saúde, os alunos e profissionais da rede estadual de ensino poderão acompanhar a programação e utilizar os vídeos como suporte para as atividades dentro das salas de aula.

Secretária de Educação, Ana Lúcia Gazzola, participou de reunião com diretores de escolas na Superintendência de Uberaba. Foto: Amanda Lelis

Outro projeto importante é o ‘Mobilidade do Profissional’, em que serão convocadas à inscrição experiências exitosas já realizadas por escolas e funcionários da rede estadual de ensino. As propostas mais relevantes serão selecionadas e os realizadores participarão de um intercâmbio, aprendendo com outro colega também classificado, a experiência desenvolvida na escola. A ideia é possibilitar uma troca de conhecimentos, em que profissionais da educação poderão aprender e ensinar aos colegas, a partir da vivência e do trabalho proposto por eles. Após a realização do projeto Mobilidade do Profissional, algumas propostas inscritas serão selecionadas para participar do terceiro importante projeto da Magistra, o Congresso de Boas Práticas. Os trabalhos serão apresentados e debatidos durante o congresso que tem previsão de realização no fim do ano.

A diretora da Magistra, Angela Dalben, falou da importância de adesão dos profissionais à Escola de Formação. “Para que nosso programa tenha sucesso, precisamos trabalhar juntos. Precisamos conhecer o interesse dos educadores, saber dos temas que precisam de mais atenção para propor novos cursos. Os três projetos primordiais da Magistra, para esse ano, irão possibilitar a difusão de práticas bem sucedidas realizadas pelas nossas escolas. Os profissionais irão aprender uns com os outros e participar do processo de construção da formação profissional proposto pela Magistra”.

Em mesma agenda, secretária Ana Lúcia Gazzola se reuniu com diretores de escolas da Superintendência de Uberlândia. Foto: Amanda Lelis

Visita às Superintendências

O tema foi apresentado durante visita da secretária Ana Lúcia Gazzola às Superintendências Regionais de Ensino (SREs) de Uberlândia e Uberaba, realizadas nos dias 10 e 11 de maio. Diretores das escolas estaduais da região e funcionários das SREs participaram do encontro. A secretária conversou com os servidores sobre as condições de trabalho, esclareceu dúvidas sobre carreira e apresentou propostas da Secretaria de Estado de Educação, como os projetos da Magistra. “É preciso circular pelo Estado para ouvir nossos colegas da educação, esclarecer dúvidas, apresentar os avanços já alcançados, ouvir sugestões, encontrar propostas e soluções para as nossas dificuldades. A confiança é feita no convívio, precisamos estreitar os laços”, declarou a secretária.

Enviar para impressão