Estudantes devem ficar atentos ao período de inscrição das diferentes competições
Para as escolas da rede estadual de ensino, as olimpíadas do conhecimento representam a chance dos estudantes avaliarem seu desempenho e conquistarem não apenas medalhas, mas também saberes diversos. As competições são dedicadas a diferentes disciplinas, como Matemática, História e Língua Portuguesa e os alunos da rede estadual de ensino são destaque em muitas delas, por isso, devem ficar atentos ao período de inscrições das olimpíadas.
Até o dia 09 de maio, as escolas podem inscrever seus alunos para participarem da Olimpíada Brasileira de Física (OBF). A competição tem entre seus objetivos despertar e estimular o interesse dos estudantes pela Física e proporcionar novos desafios aos jovens. Podem participar alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio. As inscrições devem ser feitas no site da competição. A Olimpíada é dividida em três fases e os melhores colocados têm a chance de participar de competições internacionais.
Outra competição que oferece aos estudantes a chance de participar de competições internacionais e está com as inscrições abertas é a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). A inscrição deve ser feita até o dia 10 de agosto no site da OBR. Em 2011, a Escola Estadual Afonso Pena Júnior, no município de São Tiago, conquistou quatro medalhas na etapa nacional da competição e este ano vai estimular os estudantes a participarem novamente. “Vamos incentivar os nossos alunos a participarem da Olimpíada de Robótica. Nós percebemos que eles crescem mais quando participam das Olimpíadas do Conhecimento. No caso da robótica, sentimos que nossas equipes buscam cada vez mais conquistas. Uma das condições que a escola coloca para a participação dos alunos é que eles se empenhem em todas as disciplinas e não, apenas, nos conteúdos das exatas”, ressalta a vice-diretora da escola, Antônia Beatriz de Oliveira Silva.

Aluno destaque da Escola Estadual Nossa Senhora de Guadalupe, no município de Lagoa da Prata, Guilherme de Souza Monteiro, irá participar da segunda etapa da Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB). No dia 27 de maio, o estudante do 3º ano do ensino médio fará uma prova de 120 questões e já está se preparando. “ Estou estudando bastante, todos os dias eu tiro um tempo para estudar.A escola me deu um livro de biologia e eu também acesso sites que me foram passados pela minha professora. Tenho costume de participar de competições. Já participei da olimpíada de Química e Física”.
Guilherme também se destacou na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Na última edição da competição, realizada em 2011, o estudante conquistou medalha de ouro. As inscrições para a Olimpíada deste ano já foram encerradas e os estudantes mineiros deram um show de participação. O Estado tem 2.017.608 alunos dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e ensino médio inscritos na competição. O número representa cerca de 10% dos participantes em todo o país, que está na ordem dos 19,1 milhões.
Conheça algumas olimpíadas do conhecimento
- Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep)
A competição é dedicada a estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio de instituições de ensino públicas do país. Ela é dividida em duas fases. A primeira consiste na aplicação de prova objetiva. Já na segunda os estudantes fazem prova discursiva. Os jovens que se destacam na competição recebem medalhas e menções honrosas.
Site: http://www.obmep.org.br/
- Olimpíada Brasileira de Física (OBF)
Podem participar estudantes do 9º ano do ensino fundamental ao ensino médio de escolas públicas e privadas de todo o país. A competição é dividida em três fases, a primeira ocorre na própria escola e as outras duas em locais determinados pelos organizadores. Além de medalhas e menções honrosas, os vencedores participam do processo de seleção para formar as equipes que representam o Brasil nas diversas olimpíadas internacionais de física.
Site: www.sbf1.sbfisica.org.br/olimpiadas
- Olimpíada Brasileira de Química (OBQ)
A competição é dedicada a estudantes de nível médio e tecnológicos de escolas públicas e privadas. Ela é dividida em duas etapas. A primeira fase é realizada nas escolas de origem dos estudantes e a segunda em uma das universidades participantes da competição. Os primeiros colocados nesta competição têm seus nomes inseridos na galeria de honra do troféu da Olimpíada Brasileira de Química. Os dez estudantes de maior destaque nesta olimpíada são convocados para participar do Curso de Aprofundamento e Excelência em Química ministrado por professores do curso de pós-graduação em Química de uma das universidades participantes, de onde se escolherá a equipe que representará o Brasil na Olimpíada Internacional de Química e na Olimpíada Ibero-americana de Química.
Site: www.obq.ufc.br/obqIndex.htm
- Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB)
Participam estudantes com o ensino médio em andamento ou mesmo completo, desde que nunca tenham obtido matrícula em Instituição de Ensino Superior. A competição é dividida em três fases, nas quais os estudantes fazem provas de múltipla escolha. Além de serem premiados com medalhas, por meio dessa competição são escolhidos estudantes para representar o país em competições internacionais de biologia.
Site: www.anbiojovem.org.br/obb
- Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA)
Podem participar da competição estudantes de escolas públicas e privadas, do primeiro ano do ensino fundamental ao último ano do ensino médio. A competição acontece em apenas uma fase que é realizada dentro da própria escola. Além de certificados e medalhas, os alunos são preparados para participar de olimpíadas internacionais. Professores e diretores envolvidos na competição também recebem certificados
Site: http://www.oba.org.br/site/index.php
- Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR)
Podem participar estudantes do ensino fundamental, médio e técnico (até 19 anos) de escolas públicas e privadas do país. Durante a competição os estudantes fazem provas práticas e teóricas. Além de medalhas, certificados e cursos gratuitos de robótica, os estudantes ganham apoio para participar da competição internacional de robótica.
Site: www.obr.org.br
- Olimpíada Brasileira de Informática (OBI)
A competição é voltada a estudantes do ensino fundamental e médio de instituições públicas e privadas do país. Durante a competição os estudantes participam de provas teóricas e de atividades de programação. Os jovens que se destacam na competição recebem medalhas e cursos de programação, além de se classificarem para competições internacionais.
Site: http://olimpiada.ic.unicamp.br/
- Olimpíada Nacional em História do Brasil
Podem participar estudantes do 8º ano do ensino fundamental ao ensino médio de escolas públicas e privadas do país. Os estudantes participam de quatro fases online, onde fazem provas teóricas. Na última fase as provas são presenciais. Os estudantes que se destacarem recebem medalhas.
Site: http://olimpiada.museudeciencias.com.br/3-olimpiada/inicio/index
- Olimpíada de Língua Portuguesa
A competição acontece a cada dois anos e é dedica a professores do 4º ano do ensino fundamental ao ensino médio. A competição funciona da seguinte maneira: primeiro a escola seleciona textos dos alunos do professor inscrito. Depois há seleção municipal e estadual até chegar à semifinal e à final nacional. Entre os prêmios estão medalhas, livros, computadores, impressoras, aparelhos de som, placas e laboratórios para a escola e cursos para os professores. As inscrições para a competição podem ser feitas até o dia 25 de maio, no site da Olimpíada.
Site: http://www.escrevendo.cenpec.org.br/index.php
- Olimpíada de Geografia
O Desafio National Geographic acontece uma vez por ano e é dedicado aos estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental e do 1º ano do ensino médio. Podem participar alunos de escolas públicas e privadas. A competição é dividida em três fases. A primeira é local, a segunda regional e a última nacional. Na primeira fase, o aluno faz apenas uma prova de múltipla escola. Já nas duas últimas etapas, além das questões de múltipla escola, o teste tem uma questão dissertativa. A inscrição deve ser feita pelo professor de Geografia, diretor da escolas, entre outros. Todos ganham menção honrosa e os finalistas ganham uma viagem.
Site: http://www.viagemdoconhecimento.com.br/