Cada escola deverá selecionar uma redação e enviar para a Secretaria de Estado de Educação até o dia 31 de agosto

Os estudantes da rede estadual de ensino têm a oportunidade de vivenciar a rotina de trabalho de um senador. Por meio da ‘5º Edição do Concurso de Redação do Senado Federal’, os alunos do 2º e 3º ano do ensino médio classificados em primeiro lugar nos 26 estados e no Distrito Federal conquistam o direito de atuar como ‘senadores’, elaborando proposições, em um ‘mandato’ de três dias, pelo Projeto Jovem Senador. Para participarem, estudantes  devem produzir uma redação com o tema “Meu município, meu Brasil”. Cada escola deve selecionar um trabalho para representá-la e encaminhar à Secretaria de Estado de Educação (SEE) até o dia 31 de agosto. A Secretaria avaliará as dissertações e elegerá, até o dia 28 de setembro, o melhor texto para representar o Estado na etapa nacional.

As instruções e os informativos a serem enviados para a SEE estão disponíveis no kit do concurso que já foi encaminhado às escolas e também no  hotsite do concurso . O material é composto por uma cópia do regulamento, ficha de inscrição, folha para a redação finalista em papel timbrado e um envelope que deve ser encaminhado para o endereço: Rodovia Américo Gianetti, s/n, Cidade Administrativa, Prédio Minas, 11º andar. Após o encaminhamento, uma comissão julgadora da Secretaria vai avaliar e definir os 1º, 2º e 3º lugares que serão encaminhados para o Senado Federal, onde outra comissão fará a seleção final e apontará os três primeiros colocados nacionais.

Os finalistas serão premiados com notebooks, medalhas, certificados e publicação da sua redação no livreto produzido pelo Senado Federal. As escolas dos três primeiros colocados na etapa nacional também serão premiadas com computadores para uso coletivo.

Minas no Concurso

Em 2011, o Estado foi representado pelo aluno do Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais, do município de Patos de Minas, Matheus Oliveira Faria. A redação do estudante teve como tema ‘“O Brasil que a gente quer, é a gente quem faz’. Já Márdey Santana Silva participou da terceira edição do concurso, realizada em 2010. Na ocasião, ele era aluno da Escola Estadual José Marciano Brandão, em Lagoa Formosa, no Triangulo Mineiro. Em seu texto, ele escreveu sobre o tema ‘Brasília, a capital dos brasileiros’. Para isso ele fez uma analogia entre a capital do país e o corpo humano. Nesta relação, Brasília seria o cérebro do Brasil. A criatividade do estudante resultou na melhor redação do Estado.


Projeto Jovem Senador

O concurso de redação e o projeto Jovem Senador fazem parte do programa “Senado Jovem Brasileiro”, criado pela Resolução 42/2010, com o objetivo de permitir que estudantes brasileiros conheçam o funcionamento do processo legislativo e estimular um relacionamento permanente dos jovens com o Senado Federal.

O programa é realizado com o apoio Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), das secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal. A Secretaria Geral da Mesa e a Secretaria Especial de Comunicação Social, por meio da Secretaria de Relações Públicas, são responsáveis pela organização do programa. A Consultoria Legislativa do Senado também é parceira do projeto.

Enviar para impressão