Estudantes de até quinze anos tiveram que escrever sobre o significado dos Jogos Olímpicos para eles
Duas alunas de escolas estaduais estão entre os vencedores da fase estadual do ‘41º Concurso Internacional de Redação de Cartas 2012’. Dhiulliana Neto Aparecido, de 15 anos, da Escola Estadual do Parque São Jorge, em Uberlândia – Triângulo Mineiro e Dalva Ferreira Lage, 13 anos, da Escola Estadual Professor Antônio Marciano, de Joanésia – Vale do Rio Doce, participam agora da etapa nacional do concurso. As duas conquistaram os primeiro e segundo lugares de Minas, com a produção de redações em formato de carta com o tema ‘Escreva uma carta a um atleta ou a uma personalidade esportiva que admira para lhe dizer o que significam os Jogos Olímpicos para você’. Em todo o país, foram selecionadas cartas de 28 estudantes, classificados em primeiro lugar, que receberão como prêmio um notebook cada um. A escola na qual o aluno estuda ganhará um computador.
No concurso, os mais de 2,7 mil estudantes de até quinze anos que se inscreveram tiveram que escrever uma carta direcionada a um atleta ou a uma personalidade esportiva que admira para dizer sobre o significado dos Jogos Olímpicos para o aluno. A estudante Dhiulliana Neto Aparecido, classificada em primeiro lugar, escreveu uma carta destina ao nadador César Cielo. “Quando soube que teria que escrever a carta direcionada a um atleta, logo pensei no Cesar Cielo, porque acho que ele é uma pessoa persistente”, explica.

A estudante confessa que não sabia muito sobre os Jogos Olímpicos, por isso pesquisou sobre o tema, antes de escrever a carta. “Fiz um pesquisa para entender a história dos Jogos Olímpicos, as modalidades esportivas fazem parte da competição. No meu texto eu disse que foi a trajetória do Cesar Cielo que me motivou a entender os Jogos Olímpicos e me deixou entusiasmada com a competição. Quero ter a persistência dele para a minha vida. Pretendo fazer faculdade de Direito e Psicologia e um intercâmbio nos Estados Unidos”, completa a estudante. Como se classificou em primeiro lugar, a estudante vai participar da etapa nacional da competição.
Dalva Ferreira Lage ficou em segundo lugar na fase estadual do concurso. Sua carta foi destinada à jogadora de futebol da Seleção Brasileira, Marta Vieira da Silva. “Minha professora passou um vídeo sobre os Jogos Olímpicos, o que me ajudou muito a escrever a carta. Achei que não teria a melhor carta de escola e fiquei em segundo lugar no Estado”, confessa a estudante. Ela ainda destaca que sua escolha pela jogadora Marta não foi por acaso. “Admiro muito ela como profissional. Na carta também pergunto se ele teve que enfrentar muitos preconceitos, por trabalhar com um esporte com mais homens que mulheres”, comenta.

Além das alunas da rede estadual, a estudante Flávia Fernandes Zchaber, de 14 anos, também está entre os premiados do concurso. Flávia é aluna do Colégio Franciscano Coração de Maria, em Belo Horizonte.
A etapa nacional terá o seu resultado divulgado no mês de abril e a última fase, que é internacional, será divulgada em agosto. Em 2012, o vencedor mundial receberá o prêmio em Doha, no Qatar, durante a realização do 25º Congresso Postal Universal, previsto para setembro.
Concurso no Brasil
A coordenação do concurso no Brasil é de responsabilidade dos Correios. A atividade é dividida em quatro etapas de seleção: municipal, estadual, nacional e internacional. Receberão prêmios: os três primeiros colocados na etapa estadual, o primeiro nacional e os três primeiros internacionais.
Realizado anualmente, o concurso já premiou três brasileiros com medalha de ouro: em 1972, na primeira edição, em 1988 e em 2006. Com três premiados, o Brasil ocupa a segunda colocação mundial, ficando atrás da China, que possui cinco conquistas. Entre os prêmios estão TV (LED) de 32 polegadas, notebook, impressora e som portátil. Na última edição, foram inscritas 5.563 redações por estudantes de 4.365 escolas.
A comissão julgadora nacional é formada por representantes dos Correios, dos ministérios das Comunicações e da Educação, da Universidade de Brasília (UnB) e da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco).
Leia mais
Redação em formato de carta é tema de concurso internacional dedicado a estudantes