Educadores farão o exame de proficiência TOEFL  e caso aprovados, os mineiros podem ganhar bolsas para estudar durante cinco meses nos Estados Unidos, em 2013

Três professores da rede estadual de ensino de Minas Gerais foram selecionados para a próxima fase do Programa Líderes Internacionais em Educação (Ilep), promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a Embaixada Americana. A lista com os nomes dos 20 professores brasileiros pré-selecionados para participar do Ilep foi divulgada nesta sexta-feira (13-04). Os educadores selecionados devem se inscrever até 30 de abril para o exame de proficiência TOEFL, que testa as habilidades dos candidatos na língua inglesa.

A professora de Inglês da Escola Estadual Dom José de Haas, no município de Caraí, Ulane Vieira Miranda, conta porque decidiu se inscrever participar do Programa. “Sou apaixonada pelo Inglês e acredito que se eu consegui ser selecionada para participar do Ilep meu trabalho em sala de aula vai melhorar muito, porque vou aprender novas metodologias e vou ter mais conhecimento do idioma”.

Já a educadora da Escola Estadual Dona Canuta Rosa de Oliveira Barbosa, em Ipatinga, Sandra Alves Barros Damázio, participará da segunda etapa do Ilep pela segunda vez, mas a emoção é a mesma. “Estou muito feliz e vou me dedicar muito para conseguir passar para a próxima fase”.

O município de Pitangui será representado pelo professor Carlos Wagner Nunes, da Escola Estadual Monsenhor Artur de Oliveira, o educador conta como está sendo a preparação para o exame de proficiência TOEFL. “Já estou lendo alguns livros e respondendo a alguns exercícios. Acredito que sem uma boa preparação a possibilidade de conseguir a vitória é quase nula”. O professor ministra aulas de Inglês desde 1984.

De acordo com o edital do Ilep, a próxima etapa do processo de seleção é composto por entrevistas orais. As entrevistas serão feitas por representantes do Consed e da Embaixada dos Estados Unidos. Já o resultado do processo de seleção será divulgado em setembro.

Participações de Mineiros

O mineiro Carlos Henrique Borim Martins está em capacitação nos estados Unidos, após ter sido um dos selecionados na última edição do no Programa Líderes Internacionais em Educação. Ele é professor do ensino médio na Escola Estadual José Severiano Filho, em São João Batista da Glória – Sul do Estado. Além do mineiro, cinco educadores de outros estados integram a equipe brasileira que fazem o curso até o mês de maio de 2012. Em todo o mundo foram selecionados 64 educadores de 16 países.

No ano de 2011, duas professoras da rede estadual também participaram do Programa. São elas: Rita de Cássia que leciona na Escola Estadual David Campista, em Poços de Caldas e Cristina Correa Monteiro que é professora na Escola Estadual Professor João Fernandino Júnior, em Sete Lagoas. Nos cinco meses que ficaram nos Estados Unidos, as educadoras se capacitaram na James Madison University, Harrisonburg, no estado da Virginia.

Enviar para impressão