A Escola Estadual Paschoal Comanducci, de Belo Horizonte, é um dos destaques do Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb) 2011. A escola obteve um dos melhores desempenhos do Estado no 5º ano do ensino fundamental nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Em Português, 96,45% dos alunos avaliados estão no nível recomendado (225 pontos). Já em Matemática o desempenho no nível recomendável (também 225 pontos) foi ainda maior: 98,6% dos alunos conquistaram a marca.
De acordo com o diretor, Ermelindo Martins Caetano, os bons resultados na avaliação fazem parte de um planejamento da escola. "Esse resultado vem sendo construído, com a participação das famílias, o acompanhamento do Programa de Intervenção Pedagógica (PIP) da Secretaria de Estado de Educação e a adoção de vários projetos de incentivo à leitura, como o ‘Cantinho da Leitura' e o ‘Leitura em Família'. Já para o ensino da Matemática ficar mais atrativo, buscamos inserir em nossas aulas o uso de materiais concretos e apresentar aos alunos situações e problemas que fazem parte do dia-a-dia de qualquer pessoa", explica.

No Sul de Minas está um dos destaques do 9º ano do ensino fundamental. A Escola Estadual Doutor Luiz Pinto de Almeida, localizada no município de Santa Rita do Sapucaí, obteve um dos melhores desempenhos no Proeb nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática para esse nível de ensino. Em Português, 81,01% dos alunos estão no nível recomendado (275 pontos). Em Matemática, o percentual é de 69,6%. O nível recomendado é de 300 pontos.
"O esforço contínuo da escola para avançar na qualidade do ensino é o segredo. Trabalhamos muito com projetos. Em Português, por exemplo, os alunos levam para casa, toda semana, um livro para fazerem a leitura e depois compartilham as descobertas com os colegas de sala. Os professores da disciplina também utilizam o espaço da biblioteca para dar aulas", explica a diretora Rosemary de Castro Silva Mendes.

Em Matemática, o bom desempenho também é resultado do esforço da equipe de educadores para tornar a aula mais atrativa. "Sabemos que parte do sucesso do aluno depende do professor. Por isso, ele deve buscar inovar sempre suas aulas, utilizar os recursos disponíveis para o ensino. Em nossa escola, os professores de Matemática utilizam o laboratório de informática para trabalhar conteúdos da área", ressalta a diretora.
A Escola Estadual Maestro Villa Lobos, de Belo Horizonte, conquistou um dos melhores desempenhos em Língua Portuguesa do 3º ano do ensino médio. Na disciplina, 65,89% dos alunos estão no nível recomendado (300 pontos) do Proeb. De acordo com o diretor da escola, Geraldo Magela dos Santos Alves, o resultado reflete um mutirão de ações adotadas pela escola.