A Escola Estadual Paschoal Comanducci, de Belo Horizonte, é um dos destaques do Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb) 2011. A escola obteve um dos melhores desempenhos do Estado no 5º ano do ensino fundamental nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Em Português, 96,45% dos alunos avaliados estão no nível recomendado (225 pontos). Já em Matemática o desempenho no nível recomendável (também 225 pontos) foi ainda maior: 98,6% dos alunos conquistaram a marca.

De acordo com o diretor, Ermelindo Martins Caetano, os bons resultados na avaliação fazem parte de um planejamento da escola. "Esse resultado vem sendo construído, com a participação das famílias, o acompanhamento do Programa de Intervenção Pedagógica (PIP) da Secretaria de Estado de Educação e a adoção de vários projetos de incentivo à leitura, como o ‘Cantinho da Leitura' e o ‘Leitura em Família'. Já para o ensino da Matemática ficar mais atrativo, buscamos inserir em nossas aulas o uso de materiais concretos e apresentar aos alunos situações e problemas que fazem parte do dia-a-dia de qualquer pessoa", explica.

Na Escola Estadual Paschoal Comanducci, os bons resultados no Proeb fazem parte de um planejamento da escola

No Sul de Minas está um dos destaques do 9º ano do ensino fundamental. A Escola Estadual Doutor Luiz Pinto de Almeida, localizada no município de Santa Rita do Sapucaí, obteve um dos melhores desempenhos no Proeb nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática para esse nível de ensino. Em Português, 81,01% dos alunos estão no nível recomendado (275 pontos). Em Matemática, o percentual é de 69,6%. O nível recomendado é de 300 pontos.

"O esforço contínuo da escola para avançar na qualidade do ensino é o segredo. Trabalhamos muito com projetos. Em Português, por exemplo, os alunos levam para casa, toda semana, um livro para fazerem a leitura e depois compartilham as descobertas com os colegas de sala. Os professores da disciplina também utilizam o espaço da biblioteca para dar aulas", explica a diretora Rosemary de Castro Silva Mendes.

Na Escola Estadual Dr. Luiz Pinto, os alunos participam de atividades de incentivo a leitura e a solução de cálculos matemáticos. Foto: Arquivo Escola

Em Matemática, o bom desempenho também é resultado do esforço da equipe de educadores para tornar a aula mais atrativa. "Sabemos que parte do sucesso do aluno depende do professor. Por isso, ele deve buscar inovar sempre suas aulas, utilizar os recursos disponíveis para o ensino. Em nossa escola, os professores de Matemática utilizam o laboratório de informática para trabalhar conteúdos da área", ressalta a diretora.

A Escola Estadual Maestro Villa Lobos, de Belo Horizonte, conquistou um dos melhores desempenhos em Língua Portuguesa do 3º ano do ensino médio. Na disciplina, 65,89% dos alunos estão no nível recomendado (300 pontos) do Proeb. De acordo com o diretor da escola, Geraldo Magela dos Santos Alves, o resultado reflete um mutirão de ações adotadas pela escola.